O 1º CONATRAN – Congresso Nacional de Santo Estêvão, realizado entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e regionais para debater temas relacionados ao trânsito e à mobilidade. Promovido pela prefeitura de Santo Estêvão, na Bahia, por intermédio da SMTT (Secretaria de Mobilidade Urbana Transporte Público e Trânsito), o evento recebeu o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, entre os palestrantes.
Com o tema: “O papel da mobilidade urbana para o desenvolvimento de uma cidade”, o Congresso contou ao todo com 25 palestrantes, além de treinamentos, simulações e oficinas. Na abertura do evento, dia 31 de agosto, ocorreu a assinatura da carta das Nações Unidas "Ruas para vida: pelas pessoas e pelo planeta", que lista uma série de práticas a serem adotadas para adaptar o desenho das ruas de forma que fomente uma mobilidade mais sustentável e com menos sinistros de trânsito, com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030.
Durante a sua palestra, Ramalho apresentou o OBSERVATÓRIO, as ações e programas realizados pela instituição em prol de um trânsito mais seguro, entre eles, o Movimento Maio Amarelo e o programa Laço Amarelo. Falou sobre o atual cenário do trânsito brasileiro e a necessidade de mudança de percepção da sociedade para com os Agentes de Trânsito que exerce a sua função para salvar vidas.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO também falou sobre o programa Educa e a importância da educação para o trânsito nas escolas, “a gente entende que a grande transformação virá dos jovens e das crianças”, frisou.
Assista à palestra:
[vc_video link="https://youtu.be/dRt5lumLQq8"]
LIVE ROAD SAFETY: INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
O canal Road Safety, promoveu ontem (21), a live “Infrações de Trânsito”, com apresentação de Renato Fialho, a transmissão contou com a participação do Policial Militar Rodoviário, especialista em fiscalização e Observador Certificado, Emanoel Silva, e abordou a necessidade de fazer com que as pessoas cumpram as regras previstas na legislação de trânsito para que se possa ter mais segurança.
PELA HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Na edição da última quarta-feira (20), do Caderno Mobilidade Estadão o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, apresentou dados relativos à segurança viária nacional e fez uma reflexão sobre a relevância da Semana Nacional de Trânsito, que está em sua 26ª edição, e que busca incentivar ações para um trânsito cada vez mais seguro no Brasil.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.