Matérias

51% DOS SINISTROS DE TRÂNSITO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS EM CURITIBA/PR; OBSERVATÓRIO COMENTA

Escrito por Portal ONSV

08 AGO 2022 - 10H27

A cada três horas e meia, uma pessoa fica ferida envolvida em um sinistro de trânsito envolvendo motos na capital paranaense

Os dados apresentados pelo BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), da PMPR (Polícia Militar do Paraná), destacam o aumento do uso de motocicletas nos últimos anos em Curitiba, e por consequência, mais ocorrências envolvendo este modal. O diretor vice-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, explicou sobre a fragilidade desse modal e cuidados necessários que devem ser tomados.

Motocicletas representam apenas 11,5% da frota total de veículos na capital paranaense, porém ocorrências de trânsito envolvendo o modal são mais da metade. De janeiro até a metade de julho deste ano, ocorreram 1.423 ocorrências envolvendo motocicletas, motonetas ou ciclomotores na capital. De acordo com a SESP/PR (Secretaria da Segurança Pública), das colisões registradas, 1.089 tiveram vítimas e 334 foram sem feridos. Os dados são do Sistema Bateu, do BPTran, da PMPR.

O fundador e diretor vice-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, explica que as motos são veículos frágeis no trânsito, por isso o risco de fraturas, sequelas e mortes é alto. O parágrafo 2° do artigo 29 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que ‘os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores’. Segundo Mauro Gil, o aumento de motociclistas nas ruas após a pandemia apresentou uma nova realidade aos condutores de carros no trânsito.

“Os motoristas sentiram a ‘invasão’ das motos nas ruas e é necessário que eles se adaptem a este novo cenário”, destacou Mauro Gil.

As motocicletas representam apenas 11,5% da frota total de veículos emplacados em Curitiba, ou seja, de 1,5 milhão de veículos, 167.786 são motos. No entanto, elas estão presentes em mais da metade dos acidentes. Em 2021, por exemplo, quando ocorreram 5.023 acidentes em Curitiba, 2.599 deles tinham motocicletas envolvidas, ou seja, 51,74% do total.

Leia a matéria completa: https://ricmais.com.br/transito/dia-do-motociclista-51-dos-acidentes-em-curitiba-envolvem-motos/

Foto: Pedro França/Agência Senado. Divulgação

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.