Matérias

51% DOS SINISTROS DE TRÂNSITO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS EM CURITIBA/PR; OBSERVATÓRIO COMENTA

Escrito por Portal ONSV

08 AGO 2022 - 10H27

A cada três horas e meia, uma pessoa fica ferida envolvida em um sinistro de trânsito envolvendo motos na capital paranaense

Os dados apresentados pelo BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), da PMPR (Polícia Militar do Paraná), destacam o aumento do uso de motocicletas nos últimos anos em Curitiba, e por consequência, mais ocorrências envolvendo este modal. O diretor vice-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, explicou sobre a fragilidade desse modal e cuidados necessários que devem ser tomados.

Motocicletas representam apenas 11,5% da frota total de veículos na capital paranaense, porém ocorrências de trânsito envolvendo o modal são mais da metade. De janeiro até a metade de julho deste ano, ocorreram 1.423 ocorrências envolvendo motocicletas, motonetas ou ciclomotores na capital. De acordo com a SESP/PR (Secretaria da Segurança Pública), das colisões registradas, 1.089 tiveram vítimas e 334 foram sem feridos. Os dados são do Sistema Bateu, do BPTran, da PMPR.

O fundador e diretor vice-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, explica que as motos são veículos frágeis no trânsito, por isso o risco de fraturas, sequelas e mortes é alto. O parágrafo 2° do artigo 29 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que ‘os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores’. Segundo Mauro Gil, o aumento de motociclistas nas ruas após a pandemia apresentou uma nova realidade aos condutores de carros no trânsito.

“Os motoristas sentiram a ‘invasão’ das motos nas ruas e é necessário que eles se adaptem a este novo cenário”, destacou Mauro Gil.

As motocicletas representam apenas 11,5% da frota total de veículos emplacados em Curitiba, ou seja, de 1,5 milhão de veículos, 167.786 são motos. No entanto, elas estão presentes em mais da metade dos acidentes. Em 2021, por exemplo, quando ocorreram 5.023 acidentes em Curitiba, 2.599 deles tinham motocicletas envolvidas, ou seja, 51,74% do total.

Leia a matéria completa: https://ricmais.com.br/transito/dia-do-motociclista-51-dos-acidentes-em-curitiba-envolvem-motos/

Foto: Pedro França/Agência Senado. Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.