A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) irá realizar uma série de atividades durante a Semana Nacional de Trânsito (18 a 22 de setembro). Entre as ações está uma série de blitze educativas em diversos pontos críticos de acidentes de trânsito da cidade de São Paulo, dentro da “Semana da Mobilidade 2017”, promovida pela Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura Municipal de São Paulo, juntamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.
As ações envolvem a distribuição de folhetos educativos e chaveiros, além da abertura de faixas com mensagens de conscientização em cruzamentos com semáforos, em locais como a Estrada do M’Boi Mirim, Avenida Rebouças, no cruzamento com Avenida Brasil e Rua Henrique Schaumann, e Avenida Salim Farah Maluf, cruzamento com a Avenida Sapopemba.
Datas e horários - Blitze Educativas na Semana Nacional do Trânsito
18/09 (segunda-feira) – das 06h30 às 18h30
20/09 (quarta-feira) – das 06h30 às 18h30
22/09 (sexta-feira) – das 06h30 às 18h30
MotoCheck-Up e reconhecimento
A Abraciclo vem se destacando por suas campanhas de conscientização de segurança no trânsito. Somente neste ano promoveu 15 blitze educativas durante uma semana, no final de maio, também feitas em diversos locais estratégicos na cidade de São Paulo (SP), além de realizar as 20ª e 21ª edições do MotoCheck-Up,que ocorreram, respectivamente, nas Marginais Tietê e Pinheiros, nos meses de maio e junho, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura Regional de Santo Amaro, SPTrans e Comando de Policiamento de Trânsito – CPTran. A iniciativa é o maior programa setorial de avaliação gratuita de motocicletas e de conscientização de motociclistas sobre pilotagem segura da América Latina.
Ao todo cerca de 8 mil motociclistas passaram pelos locais e tiveram a oportunidade de receber vistoria gratuita de 21 itens mecânicos e de segurança de suas motocicletas, além de assistirem a uma vídeo-palestra, com cerca de 10 minutos, em que foram apresentadas e comentadas orientações sobre pilotagem segura, “pontos cegos”, dicas para evitar acidentes no dia a dia e a importância de ter um comportamento correto, aí incluído o respeito às normas e regras de trânsito e a convivência harmoniosa com os demais condutores de veículos. Na sequência, os motociclistas assistiram a uma demonstração prática de frenagem da motocicleta, onde os instrutores mostravam o ganho de espaço quando se pratica o acionamento combinado dos freios dianteiro e traseiro. No fim das atividades, os participantes receberam um vale para troca gratuita de óleo de suas motocicletas. Todo o circuito era cumprido em cerca de 25 a 30 minutos.
Em reconhecimento aos resultados obtidos pela 20ª edição do MotoChek-Up (ocorrida em maio) e as 15 blitze educativas realizadas em pontos críticos da capital paulista, a Abraciclo foi agraciada com a medalha de “Destaque do Maio Amarelo 2017”, concedida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV.
*Divulgação: Abraciclo
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.