Este vídeo do Programa Observar, uma parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Seguradora Líder/DPVAT, mostra aos motociclistas a importância da manutenção preventiva da moto.
Além da atenção que todo o motociclista deve ter ao conduzir seu veículo, outras posturas e cuidados devem ser observados. E a manutenção preventiva e periódica é um deles, afinal, ela pode evitar acidentes e garantir melhores condições de circulação e de segurança.
A manutenção constante da moto, inclusive, acarreta custo financeiro menor do que a correção de falhas. E, ainda, economiza tempo, já que em determinados casos o conserto, além de mais caro, pode deixar o veículo por mais tempo nas oficinas das concessionárias.
Todo motociclista consciente deve estar alerta para a segurança de alguns itens, lembrados no vídeo, como, por exemplo, os freios, os pneus e rodas, cuja pressão e estado de conservação devem ser observados uma vez por semana, pelo menos. É importante verificar, também, se há objetos como cacos de vidro presos aos pneus.
A lubrificação e o estado de funcionamento dos comandos e cabos também devem ser vistoriados com frequência, assim como a corrente, que deve ter sua lubrificação inspecionada semanalmente com óleo indicado e não com qualquer óleo. Estar atento ao óleo e à gasolina também ajuda a preservar a motocicleta, já que quanto mais limpo o óleo, maior será a vida do motor. É importante que se use o óleo indicado pelo fabricante.
Indispensável ao motociclista consciente é também manter as luzes de seu veículo sempre em perfeitas condições, porque se estiverem com defeito ou quebradas, a moto ficará menos visível até mesmo durante o dia, o que pode ocasionar acidentes de graves proporções.
BAIXE AS PEÇAS GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (17), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.