Matérias

Agenda Positiva - #ManutençãoPreventivaDeMoto

Escrito por Portal ONSV

04 JUL 2016 - 09H35

Este vídeo do Programa Observar, uma parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Seguradora Líder/DPVAT, mostra aos motociclistas a importância da manutenção preventiva da moto.

Além da atenção que todo o motociclista deve ter ao conduzir seu veículo, outras posturas e cuidados devem ser observados. E a manutenção preventiva e periódica é um deles, afinal, ela pode evitar acidentes e garantir melhores condições de circulação e de segurança.

A manutenção constante da moto, inclusive, acarreta custo financeiro menor do que a correção de falhas. E, ainda, economiza tempo, já que em determinados casos o conserto, além de mais caro, pode deixar o veículo por mais tempo nas oficinas das concessionárias.

Todo motociclista consciente deve estar alerta para a segurança de alguns itens, lembrados no vídeo, como, por exemplo, os freios, os pneus  e rodas, cuja pressão e estado de conservação devem ser observados uma vez por semana, pelo menos. É importante verificar, também, se há objetos como cacos de vidro presos aos pneus.

A lubrificação e o estado de funcionamento dos comandos e cabos também devem ser vistoriados com frequência, assim como a corrente, que deve ter sua lubrificação inspecionada semanalmente com óleo indicado e não com qualquer óleo.  Estar atento ao óleo e à gasolina também ajuda a preservar a motocicleta, já que quanto mais limpo o óleo, maior será a vida do motor.  É importante que se use o óleo indicado pelo fabricante.

Indispensável ao motociclista consciente é também manter as luzes de seu veículo sempre em perfeitas condições, porque se estiverem com defeito ou quebradas, a moto ficará menos visível até mesmo durante o dia, o que pode ocasionar acidentes de graves proporções.

Veja o vídeo agora mesmo:

BAIXE AS PEÇAS GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.