Este vídeo do Programa Observar, uma parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Seguradora Líder/DPVAT, mostra aos motociclistas a importância da manutenção preventiva da moto.
Além da atenção que todo o motociclista deve ter ao conduzir seu veículo, outras posturas e cuidados devem ser observados. E a manutenção preventiva e periódica é um deles, afinal, ela pode evitar acidentes e garantir melhores condições de circulação e de segurança.
A manutenção constante da moto, inclusive, acarreta custo financeiro menor do que a correção de falhas. E, ainda, economiza tempo, já que em determinados casos o conserto, além de mais caro, pode deixar o veículo por mais tempo nas oficinas das concessionárias.
Todo motociclista consciente deve estar alerta para a segurança de alguns itens, lembrados no vídeo, como, por exemplo, os freios, os pneus e rodas, cuja pressão e estado de conservação devem ser observados uma vez por semana, pelo menos. É importante verificar, também, se há objetos como cacos de vidro presos aos pneus.
A lubrificação e o estado de funcionamento dos comandos e cabos também devem ser vistoriados com frequência, assim como a corrente, que deve ter sua lubrificação inspecionada semanalmente com óleo indicado e não com qualquer óleo. Estar atento ao óleo e à gasolina também ajuda a preservar a motocicleta, já que quanto mais limpo o óleo, maior será a vida do motor. É importante que se use o óleo indicado pelo fabricante.
Indispensável ao motociclista consciente é também manter as luzes de seu veículo sempre em perfeitas condições, porque se estiverem com defeito ou quebradas, a moto ficará menos visível até mesmo durante o dia, o que pode ocasionar acidentes de graves proporções.
BAIXE AS PEÇAS GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.