Em tempos de país em depressão, qualquer atitude que garanta tanto a segurança de seu veículo quanto a economia de recursos é sempre bem vinda. E quando combinadas em uma simples medida, é ainda melhor. Uma das intervenções que garante as duas vantagens em pouco tempo é o alinhamento do veículo.
Se ignorado, ou mal feito, pode causar avarias, prejudicando o equilíbrio, a segurança e a rodagem do veículo. Portanto, é bom estar atento e não negligenciar o alinhamento. Os tipos de desalinhamento são definidos como: divergência ou convergência, que nada mais é do que inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo horizontal; câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical e cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão.
Na maioria dos veículos o alinhamento é projetado para reduzir o desgaste ao mínimo e para aumentar ao máximo o conforto do condutor. Para melhorar o desempenho do veículo pode-se ajustar o alinhamento dos pneus. É importante saber que não existe nenhuma exigência universal para o alinhamento, uma vez que carros diferentes possuem necessidades diversas.
Notar que está na hora de alinhar seu veículo não demanda conhecimentos complexos. Se ao dirigir em uma linha reta você soltar o volante sutilmente e o veículo ‘puxar’ para um lado, esteja certo de que está na hora de leva-lo para o alinhamento, que ajusta os ângulos das rodas deixando-as alinhadas, perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Desse modo, a direção do veículo não sofrerá alteração.
Alinhar o veículo periodicamente garante:
. Maior economia, pois evita a troca constante dos pneus.
. Economia de combustível, porque previne o aumento do atrito entre o pneu e o solo.
. Pevine o deslocamento exagerado do veículo, o que pode prejudicar sua segurança.
. Mais leveza à direção do carro, devido à menor resistência dos rolamentos.
É aconselhável que seu veículo seja levado para alinhamento em toda revisão indicada pelo fabricante ou, pelo menos, a cada 7 mil quilômetros rodados; caso perceba algo errado após fortes impactos contra pedras, guias ou buracos; sempre que perceber algum comportamento estranho na direção, por exemplo, quando o volante tende a ir para um lado; sempre que um elemento na suspensão ou direção for substituído; quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados; e sempre que os pneus forem substituídos.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
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