Em tempos de país em depressão, qualquer atitude que garanta tanto a segurança de seu veículo quanto a economia de recursos é sempre bem vinda. E quando combinadas em uma simples medida, é ainda melhor. Uma das intervenções que garante as duas vantagens em pouco tempo é o alinhamento do veículo.
Se ignorado, ou mal feito, pode causar avarias, prejudicando o equilíbrio, a segurança e a rodagem do veículo. Portanto, é bom estar atento e não negligenciar o alinhamento. Os tipos de desalinhamento são definidos como: divergência ou convergência, que nada mais é do que inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo horizontal; câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical e cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão.
Na maioria dos veículos o alinhamento é projetado para reduzir o desgaste ao mínimo e para aumentar ao máximo o conforto do condutor. Para melhorar o desempenho do veículo pode-se ajustar o alinhamento dos pneus. É importante saber que não existe nenhuma exigência universal para o alinhamento, uma vez que carros diferentes possuem necessidades diversas.
Notar que está na hora de alinhar seu veículo não demanda conhecimentos complexos. Se ao dirigir em uma linha reta você soltar o volante sutilmente e o veículo ‘puxar’ para um lado, esteja certo de que está na hora de leva-lo para o alinhamento, que ajusta os ângulos das rodas deixando-as alinhadas, perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Desse modo, a direção do veículo não sofrerá alteração.
Alinhar o veículo periodicamente garante:
. Maior economia, pois evita a troca constante dos pneus.
. Economia de combustível, porque previne o aumento do atrito entre o pneu e o solo.
. Pevine o deslocamento exagerado do veículo, o que pode prejudicar sua segurança.
. Mais leveza à direção do carro, devido à menor resistência dos rolamentos.
É aconselhável que seu veículo seja levado para alinhamento em toda revisão indicada pelo fabricante ou, pelo menos, a cada 7 mil quilômetros rodados; caso perceba algo errado após fortes impactos contra pedras, guias ou buracos; sempre que perceber algum comportamento estranho na direção, por exemplo, quando o volante tende a ir para um lado; sempre que um elemento na suspensão ou direção for substituído; quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados; e sempre que os pneus forem substituídos.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
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