Foi realizado nesta quarta (30.08.2017) o 1º Encontro dos Municípios de Goiás, na cidade de Anápolis-GO e reuniu cerca de 40 municípios de todo Estado. O evento, realizado pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), teve como pauta a municipalização do trânsito.
Toda a legislação sobre o tema, a importância de se integrar ao Sistema Nacional de Trânsito, o que fazer na hora que o município decide se integrar, quais são os procedimentos, documentação, como fica a fiscalização depois da municipalização, a obrigatoriedade prevista no código da Educação para o Trânsito, a gestão propriamente dita, enfim, vários aspectos dessa obrigatoriedade que já está prevista para todas as cidades há 20 anos.
Além de técnicos do Cetran-GO, participaram das explanações especialistas do Detran-GO (Departamento Estadual de Trânsito) e como convidado especial, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária representado pelo seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho.
Ramalho explanou sobre o programa Município Laço Amarelo e os benefícios que cada cidade terá ao aderir ao programa criado esse ano pelo OBSERVATÓRIO. Peças para redes sociais, boletins de rádio, um vídeo, texto/release, tudo dentro dos temas propostos pela Resolução 654/2017 do Denatran. Além disso, os municípios recebem o selo “Laço Amarelo” que reconhece seu engajamento na redução de acidentes de trânsito.
Representantes de mais de 40 municípios participaram do Encontro e se interessaram pelo apoio do OBSERVATÓRIO na área de educação. “Todos os gestores relatam a falta de profissionais e também de materiais para trabalhar a conscientização para um trânsito mais seguro. Nosso programa vem sanar essa deficiência dos municípios”, finaliza Ramalho.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.