Matérias

Anápolis sedia hoje o 1º encontro de municípios de Goiás

Escrito por Portal ONSV

30 AGO 2017 - 16H19

Foi realizado nesta quarta (30.08.2017) o 1º Encontro dos Municípios de Goiás, na cidade de Anápolis-GO e reuniu cerca de 40 municípios de todo Estado. O evento, realizado pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), teve como pauta a municipalização do trânsito.

Toda a legislação sobre o tema, a importância de se integrar ao Sistema Nacional de Trânsito, o que fazer na hora que o município decide se integrar, quais são os procedimentos, documentação, como fica a fiscalização depois da municipalização, a obrigatoriedade prevista no código da Educação para o Trânsito, a gestão propriamente dita, enfim, vários aspectos dessa obrigatoriedade que já está prevista para todas as cidades há 20 anos.

Além de técnicos do Cetran-GO, participaram das explanações especialistas do Detran-GO (Departamento Estadual de Trânsito) e como convidado especial, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária representado pelo seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho.

Ramalho explanou sobre o programa Município Laço Amarelo e os benefícios que cada cidade terá ao aderir ao programa criado esse ano pelo OBSERVATÓRIO. Peças para redes sociais, boletins de rádio, um vídeo, texto/release, tudo dentro dos temas propostos pela Resolução 654/2017 do Denatran. Além disso, os municípios recebem o selo “Laço Amarelo” que reconhece seu engajamento na redução de acidentes de trânsito.

Representantes de mais de 40 municípios participaram do Encontro e se interessaram pelo apoio do OBSERVATÓRIO na área de educação. “Todos os gestores relatam a falta de profissionais e também de materiais para trabalhar a conscientização para um trânsito mais seguro. Nosso programa vem sanar essa deficiência dos municípios”, finaliza Ramalho.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto