Jornalista e integrante do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO analisa a questão da renovação de frotas no Brasil
O jornalista Zeca Chaves, integrante do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, assina a matéria sobre a renovação da frota brasileira e a importância da discussão desse tema para o País.
Na matéria publicada no site Automotive Business, Zeca aponta um dos motivos pelos quais paga-se um valor elevado pelos automóveis no País e alerta para o fato de que no final de 2020, a idade média da frota de automóveis no Brasil será de 10 anos, segundo estudo desenvolvido pelo Sindipeças.
O jornalista Zeca Chaves explica que a causa do envelhecimento da frota de veículos é a redução da venda de veículos novos devido à crise e baixo crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, além da falta de políticas públicas.
“Outra razão é falta de políticas públicas que incentivem a renovação e o descarte dos veículos sem condições de rodar. Muito pelo contrário. Aqui premia-se a posse de carros velhos (e muitas vezes sem condições de segurança) com a isenção do IPVA”, avalia o jornalista.
Segundo o professor Tiago Bastos, especialista em transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), 7% dos acidentes em rodovias federais devem-se à má conservação dos veículos. Ele alerta que o número é ainda maior. “Nos registros, há uma tendência de supervalorizar o fator humano, pois é mais fácil atribuir à imprudência ou à imperícia do motorista que descobrir defeito no veículo ali na hora do acidente.”
Leia a matéria completa em:
Foto: Automotive Business
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.