Matérias

“Aqui premia-se a posse de carros velhos com a isenção do IPVA”

Escrito por Portal ONSV

09 OUT 2020 - 13H00

Jornalista e integrante do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO analisa a questão da renovação de frotas no Brasil

O jornalista Zeca Chaves, integrante do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, assina a matéria sobre a renovação da frota brasileira e a importância da discussão desse tema para o País.

Na matéria publicada no site Automotive Business, Zeca aponta um dos motivos pelos quais paga-se um valor elevado pelos automóveis no País e alerta para o fato de que no final de 2020, a idade média da frota de automóveis no Brasil será de 10 anos, segundo estudo desenvolvido pelo Sindipeças.

O jornalista Zeca Chaves explica que a causa do envelhecimento da frota de veículos é a redução da venda de veículos novos devido à crise e baixo crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, além da falta de políticas públicas.

“Outra razão é falta de políticas públicas que incentivem a renovação e o descarte dos veículos sem condições de rodar. Muito pelo contrário. Aqui premia-se a posse de carros velhos (e muitas vezes sem condições de segurança) com a isenção do IPVA”, avalia o jornalista.

Segundo o professor Tiago Bastos, especialista em transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), 7% dos acidentes em rodovias federais devem-se à má conservação dos veículos. Ele alerta que o número é ainda maior. “Nos registros, há uma tendência de supervalorizar o fator humano, pois é mais fácil atribuir à imprudência ou à imperícia do motorista que descobrir defeito no veículo ali na hora do acidente.”

Leia a matéria completa em:

http://automotivebusiness.com.br/artigo/1954/por-que-a-renovacao-da-frota-brasileira-e-tao-importante-quanto-o-saneamento-basico

Foto: Automotive Business

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.