Matérias

Brasil Caminhoneiro aborda a importância do programa Laço Amarelo como investimento em segurança viária

Escrito por Portal ONSV

22 JUL 2021 - 15H00

O programa Brasil Caminhoneiro, transmitido pela Rede Record no sábado (10), tratou de um tema fundamental para o trânsito: investimento em segurança viária. O coordenador de relacionamento do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Marcius D’Ávila, em entrevista ao repórter especial e relações institucionais do ONSV, Francisco Garonce, destacou a importância de investimentos voltados para a manutenção e segurança viária, entre eles, o programa Laço Amarelo.

O quadro Segurança é aqui com Garonce avaliou a viabilidade dos investimentos para a promoção da segurança viária no País. Segundo um estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) do Ministério da Economia, em 2020, os sinistros de trânsito em rodovias e áreas urbanas de todo o Brasil custaram mais de R$50 bilhões à sociedade. Esse valor é quase o dobro gasto com o programa social Bolsa Família.

Além da manutenção preventiva nos veículos, a saúde física e mental dos condutores é essencial para que a prevenção e a segurança viária sejam desenvolvidas e efetivas no dia a dia. Com foco nesse cenário, um movimento que se destaca entre o transporte rodoviário de cargas é o Programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO.

Para falar sobre a importância desse programa e os conteúdos disponibilizados para a prevenção dos sinistros de trânsito para empresas, transportadoras, municípios e entidades, Marcius D’Avila, coordenador de relacionamentos apresentou o programa que dá sequência ao Movimento Maio Amarelo durante todo o ano.

Segundo Marcius, “90% dos acidentes hoje, ocorrem em função do comportamento humano, então, há a necessidade desse trabalho de médio e longo prazo. O Observatório oportunizou esse programa. Hoje nós temos mais de 100 empresas nesse processo, mais de 30 municípios e várias transportadoras de embarcadores trabalhando esse conteúdo o ano todo para a mudança do comportamento humano dos seus motoristas”, argumentou.

Assista ao quadro completo:

[vc_video link="https://youtu.be/AANnIHoMrEI" align="center"]

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.