O programa Brasil Caminhoneiro, transmitido pela Rede Record no sábado (10), tratou de um tema fundamental para o trânsito: investimento em segurança viária. O coordenador de relacionamento do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Marcius D’Ávila, em entrevista ao repórter especial e relações institucionais do ONSV, Francisco Garonce, destacou a importância de investimentos voltados para a manutenção e segurança viária, entre eles, o programa Laço Amarelo.
O quadro Segurança é aqui com Garonce avaliou a viabilidade dos investimentos para a promoção da segurança viária no País. Segundo um estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) do Ministério da Economia, em 2020, os sinistros de trânsito em rodovias e áreas urbanas de todo o Brasil custaram mais de R$50 bilhões à sociedade. Esse valor é quase o dobro gasto com o programa social Bolsa Família.
Além da manutenção preventiva nos veículos, a saúde física e mental dos condutores é essencial para que a prevenção e a segurança viária sejam desenvolvidas e efetivas no dia a dia. Com foco nesse cenário, um movimento que se destaca entre o transporte rodoviário de cargas é o Programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO.
Para falar sobre a importância desse programa e os conteúdos disponibilizados para a prevenção dos sinistros de trânsito para empresas, transportadoras, municípios e entidades, Marcius D’Avila, coordenador de relacionamentos apresentou o programa que dá sequência ao Movimento Maio Amarelo durante todo o ano.
Segundo Marcius, “90% dos acidentes hoje, ocorrem em função do comportamento humano, então, há a necessidade desse trabalho de médio e longo prazo. O Observatório oportunizou esse programa. Hoje nós temos mais de 100 empresas nesse processo, mais de 30 municípios e várias transportadoras de embarcadores trabalhando esse conteúdo o ano todo para a mudança do comportamento humano dos seus motoristas”, argumentou.
Assista ao quadro completo:
[vc_video link="https://youtu.be/AANnIHoMrEI" align="center"]
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.