Matérias

BRASIL CAMINHONEIRO DESTACA PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO CONCEDIDO A ALAGOAS

Escrito por Portal ONSV

11 NOV 2022 - 17H02

Destaque para ações elaboradas a partir do programa Educa na implementação da Educação para o Trânsito na rede pública de ensino do estado

O programa Brasil Caminhoneiro da RecordTV, do último sábado (05), destacou o prêmio nacional de Educação para o Trânsito recebido pelo estado de Alagoas, por levar a Educação para o Trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano da rede pública de ensino, com a implementação de ações elaboradas a partir do programa Educa - desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Conforme explicou a diretora de Educação do Detran de Alagoas, Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO e coordenadora nacional de suporte pedagógico do Educa, Edira Soares, “essa premiação é para um projeto de educação para o trânsito que além da resolução do Contran, que trata das campanhas educativas, teve os conteúdos do Educa como fonte de inspiração para a produção dos filmes “Jogo de certo e errado”, e de jogos educativos disponibilizados para as escolas participantes do programa Educa em Alagoas, e a arte, para os demais municípios do país.”

Em Alagoas, cerca de 38 mil alunos foram beneficiados com o programa Educa nos municípios de Arapiraca, Maragogi, Japaratinga, Rio Largo e Marechal Deodoro, estes últimos iniciam o Educa em 2023. Arapiraca foi o município pioneiro na implantação do programa. Essa premiação foi uma surpresa para Edira, que trabalha na área de projetos de gestão de educação desde 2013, esse é um grande reconhecimento, “o prêmio Senatran, é o maior prêmio do país na área de educação para o trânsito”, ressaltou.

O projeto de Educação para o Trânsito para alunos da rede pública de ensino, o Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, apoiado pela Federação das Indústrias do estado de São Paulo, pela Fundação Habitacional do Exército e pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, leva um programa completo de Educação para o Trânsito para 300 mil crianças em todo o Brasil.

A EMEB Esperidião Francisco Nogueira, de Maragogi, foi o cenário da reportagem que apresentou o Educa e a premiação nacional de 2022, na área de educação, concedida pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para Alagoas, no quadro Segurança é Aqui com Garonce, do Brasil Caminhoneiro.

“Nós trabalhamos com a premissa de que o processo educativo deve ser continuado para surtir efeito, não podem ser ações pontuais. O principal objetivo na disseminação do Juntos Salvamos Vidas, mostrar que no trânsito, o mais importante são as pessoas, as vidas a serem preservadas”, reforçou Edira Soares.

O Programa Educa

O Educa está atualmente em oito estados brasileiros, sendo quatro do Nordeste: Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Alcança 662 escolas, 300 mil estudantes e aproximadamente 5 mil educadores. O OBSERVATÓRIO participa junto à Senatran de todas as etapas do Educa no País.

Os livros passaram por revisão técnica – tendo em vista as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro -, realizadas pelos Observadores Certificados: Francisco Garonce, Edira Soares, Abimadabe Vieira, Adelmo Amorim, Ronaro Ferreira e, Jamil Megid Junior. O trabalho de revisão foi coordenado por Francisco Garonce.

Fazem parte da Coordenação Nacional de Suporte Pedagógico os O.C’s: Abimadabe Vieira (PB); Adelmo Amorim (BA); Edira Soares (AL); Ronaro Ferreira (MG) e, neste ano passou a integrar a equipe Stefania Alvise (MG). Edira Soares é coordenadora da equipe, neste ano, com a ampliação da estrutura do programa Educa, Adelmo Amorim, foi convidado para atuar como coordenador Adjunto.

“Além da coordenação nacional, temos mais dez Observadores Certificados atuando nos serviços de suporte remoto e de interação com os municípios. Além disso, pelos menos 30 Observadores locais, atuam em cada município do projeto. Para a realização da matéria em Maragogi e Japaratinga contamos com o apoio do Observador Certificado local e conselheiro do Detran de Alagoas, João Batista. A arte dos jogos foi disponibilizada pelo Detran de Alagoas para que possa ser replicada em outros municípios do país”, conforme destacou Edira Soares.

Assista ao programa:

[vc_video link="https://youtu.be/uEUIvlsMD4Q" align="center"]

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.