Destaque para ações elaboradas a partir do programa Educa na implementação da Educação para o Trânsito na rede pública de ensino do estado
O programa Brasil Caminhoneiro da RecordTV, do último sábado (05), destacou o prêmio nacional de Educação para o Trânsito recebido pelo estado de Alagoas, por levar a Educação para o Trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano da rede pública de ensino, com a implementação de ações elaboradas a partir do programa Educa - desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Conforme explicou a diretora de Educação do Detran de Alagoas, Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO e coordenadora nacional de suporte pedagógico do Educa, Edira Soares, “essa premiação é para um projeto de educação para o trânsito que além da resolução do Contran, que trata das campanhas educativas, teve os conteúdos do Educa como fonte de inspiração para a produção dos filmes “Jogo de certo e errado”, e de jogos educativos disponibilizados para as escolas participantes do programa Educa em Alagoas, e a arte, para os demais municípios do país.”
Em Alagoas, cerca de 38 mil alunos foram beneficiados com o programa Educa nos municípios de Arapiraca, Maragogi, Japaratinga, Rio Largo e Marechal Deodoro, estes últimos iniciam o Educa em 2023. Arapiraca foi o município pioneiro na implantação do programa. Essa premiação foi uma surpresa para Edira, que trabalha na área de projetos de gestão de educação desde 2013, esse é um grande reconhecimento, “o prêmio Senatran, é o maior prêmio do país na área de educação para o trânsito”, ressaltou.
O projeto de Educação para o Trânsito para alunos da rede pública de ensino, o Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, apoiado pela Federação das Indústrias do estado de São Paulo, pela Fundação Habitacional do Exército e pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, leva um programa completo de Educação para o Trânsito para 300 mil crianças em todo o Brasil.
A EMEB Esperidião Francisco Nogueira, de Maragogi, foi o cenário da reportagem que apresentou o Educa e a premiação nacional de 2022, na área de educação, concedida pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para Alagoas, no quadro Segurança é Aqui com Garonce, do Brasil Caminhoneiro.
“Nós trabalhamos com a premissa de que o processo educativo deve ser continuado para surtir efeito, não podem ser ações pontuais. O principal objetivo na disseminação do Juntos Salvamos Vidas, mostrar que no trânsito, o mais importante são as pessoas, as vidas a serem preservadas”, reforçou Edira Soares.
O Programa Educa
O Educa está atualmente em oito estados brasileiros, sendo quatro do Nordeste: Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Alcança 662 escolas, 300 mil estudantes e aproximadamente 5 mil educadores. O OBSERVATÓRIO participa junto à Senatran de todas as etapas do Educa no País.
Os livros passaram por revisão técnica – tendo em vista as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro -, realizadas pelos Observadores Certificados: Francisco Garonce, Edira Soares, Abimadabe Vieira, Adelmo Amorim, Ronaro Ferreira e, Jamil Megid Junior. O trabalho de revisão foi coordenado por Francisco Garonce.
Fazem parte da Coordenação Nacional de Suporte Pedagógico os O.C’s: Abimadabe Vieira (PB); Adelmo Amorim (BA); Edira Soares (AL); Ronaro Ferreira (MG) e, neste ano passou a integrar a equipe Stefania Alvise (MG). Edira Soares é coordenadora da equipe, neste ano, com a ampliação da estrutura do programa Educa, Adelmo Amorim, foi convidado para atuar como coordenador Adjunto.
“Além da coordenação nacional, temos mais dez Observadores Certificados atuando nos serviços de suporte remoto e de interação com os municípios. Além disso, pelos menos 30 Observadores locais, atuam em cada município do projeto. Para a realização da matéria em Maragogi e Japaratinga contamos com o apoio do Observador Certificado local e conselheiro do Detran de Alagoas, João Batista. A arte dos jogos foi disponibilizada pelo Detran de Alagoas para que possa ser replicada em outros municípios do país”, conforme destacou Edira Soares.
Assista ao programa:
[vc_video link="https://youtu.be/uEUIvlsMD4Q" align="center"]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.