Matérias

Brasil sedia em maio o IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores

Escrito por Portal ONSV

23 JAN 2018 - 11H05

OBSERVATÓRIO apoia o evento e participará com palestra sobre o Maio Amarelo

O Brasil foi escolhido para sediar o IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores, organizado pela Asociacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI). O evento acontece nos dias 17 e 18 de maio de 2018, em Belo Horizonte - MG e é dirigido a profissionais ligados à segurança viária, educação para o trânsito e formação de condutores. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é um dos apoiadores do encontro e apresentará a palestra “As perspectivas do Movimento Maio Amarelo para os países latino-americanos”, que será proferida por seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, no segundo dia do evento.

“Será uma oportunidade para mostrarmos como a América Latina recebeu e vem participando do Movimento Maio Amarelo, que propõe a mobilização de toda a sociedade a discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, destaca Ramalho.

Como se inscrever

As inscrições para o congresso, que será realizado nas dependências do Sesc Venda Nova (http://www.sescmg.com.br), podem ser feitas em www.sympla.com.br/congressoalaci.

O Congresso tem como objetivo estudar e discutir a amplitude dos diferentes fenômenos culturais associados à via pública, no qual os participantes são protagonistas desta realidade e não meros espectadores. Os presentes também vão discutir planos de ação, programas e políticas públicas que sirvam como soluções reais para problemas relacionados à violência no trânsito.

“O Brasil foi escolhido para sediar o evento por sua experiência, influência e relevância nas discussões sobre o tema trânsito. Vamos fomentar discursos, já que o foco do congresso é embasado em conhecimento acadêmico”, opina Roberta Torres, especialista em Educação no Trânsito e observadora certificada.

As outras edições Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores  foram realizadas na Argentina (2017), México (2016) e Chile (2015).

Apoiadores

Além do OBSERVATÓRIO, Também apoiam o evento o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc), a  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), a Posgraduar, a Nova Capacitar, a MD Consultoria e a Associação Nacional de Detrans (AND). São patrocinadores do congresso a Setes Consultoria e Treinamentos, Jaime Bravo Todo Trânsito, Adaptar – Adaptações de veículos para auto escola e Auto Clique Aprendizagem.

Sobre a ALACI

A Asociacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI) é composta por profissionais do setor de engenharia e formação de condutores unidos pela prevenção de acidentes de trânsito, que triangulam no continente latino-americano, formada por representantes do México, Chile e Argentina.

Durante muitos anos, observamos com preocupação que em nosso continente, estávamos fazendo as mesmas coisas, ao mesmo tempo, com uma perda realmente surpreendente de tempo e energia e, como consequência, cada vez que nos encontrávamos em diferentes países, descobríamos que havia um desperdício de energia e que isso não poderia continuar.

Foi então, que decidimos criar uma organização latino-americana que, além de ser uma Associação, também é uma Fundação.

Após 3 anos de visitas aos países da América Latina e o Caribe, apresentando em vários lugares os nossos objetivos para o futuro, convidamos todos os profissionais ligados à mobilidade, segurança e educação para o trânsito a participarem e lutarmos d juntos contra o flagelo mortal que ataca o mundo latino, chamado “ACIDENTE DE TRÂNSITO”.

Somos uma equipe madura que viveu há anos na aventura de acreditar que devemos agir como o mundo desenvolvido. E que é impossível, alcançar uma cultura de segurança viária de acordo com os tempos modernos.

Nós somos o que somos porque aprendemos com o esforço, treinamos motoristas, investigamos acidentes e desenvolvemos projetos de engenharia rodoviária e, como se não fosse suficiente, precisamos de ajuda e não temos medo de assumir.

Para saber mais acesse: www.alaci.cl

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.