O Brasil foi escolhido para sediar o IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores, organizado pela Asociacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI). O evento acontece nos dias 17 e 18 de maio de 2018, em Belo Horizonte - MG e é dirigido a profissionais ligados à segurança viária, educação para o trânsito e formação de condutores. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é um dos apoiadores do encontro e apresentará a palestra “As perspectivas do Movimento Maio Amarelo para os países latino-americanos”, que será proferida por seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, no segundo dia do evento.
“Será uma oportunidade para mostrarmos como a América Latina recebeu e vem participando do Movimento Maio Amarelo, que propõe a mobilização de toda a sociedade a discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, destaca Ramalho.
Como se inscrever
As inscrições para o congresso, que será realizado nas dependências do Sesc Venda Nova (http://www.sescmg.com.br), podem ser feitas em www.sympla.com.br/congressoalaci.
O Congresso tem como objetivo estudar e discutir a amplitude dos diferentes fenômenos culturais associados à via pública, no qual os participantes são protagonistas desta realidade e não meros espectadores. Os presentes também vão discutir planos de ação, programas e políticas públicas que sirvam como soluções reais para problemas relacionados à violência no trânsito.
“O Brasil foi escolhido para sediar o evento por sua experiência, influência e relevância nas discussões sobre o tema trânsito. Vamos fomentar discursos, já que o foco do congresso é embasado em conhecimento acadêmico”, opina Roberta Torres, especialista em Educação no Trânsito e observadora certificada.
As outras edições Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores foram realizadas na Argentina (2017), México (2016) e Chile (2015).
Apoiadores
Além do OBSERVATÓRIO, Também apoiam o evento o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), a Posgraduar, a Nova Capacitar, a MD Consultoria e a Associação Nacional de Detrans (AND). São patrocinadores do congresso a Setes Consultoria e Treinamentos, Jaime Bravo Todo Trânsito, Adaptar – Adaptações de veículos para auto escola e Auto Clique Aprendizagem.
Sobre a ALACI
A Asociacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI) é composta por profissionais do setor de engenharia e formação de condutores unidos pela prevenção de acidentes de trânsito, que triangulam no continente latino-americano, formada por representantes do México, Chile e Argentina.
Durante muitos anos, observamos com preocupação que em nosso continente, estávamos fazendo as mesmas coisas, ao mesmo tempo, com uma perda realmente surpreendente de tempo e energia e, como consequência, cada vez que nos encontrávamos em diferentes países, descobríamos que havia um desperdício de energia e que isso não poderia continuar.
Foi então, que decidimos criar uma organização latino-americana que, além de ser uma Associação, também é uma Fundação.
Após 3 anos de visitas aos países da América Latina e o Caribe, apresentando em vários lugares os nossos objetivos para o futuro, convidamos todos os profissionais ligados à mobilidade, segurança e educação para o trânsito a participarem e lutarmos d juntos contra o flagelo mortal que ataca o mundo latino, chamado “ACIDENTE DE TRÂNSITO”.
Somos uma equipe madura que viveu há anos na aventura de acreditar que devemos agir como o mundo desenvolvido. E que é impossível, alcançar uma cultura de segurança viária de acordo com os tempos modernos.
Nós somos o que somos porque aprendemos com o esforço, treinamos motoristas, investigamos acidentes e desenvolvemos projetos de engenharia rodoviária e, como se não fosse suficiente, precisamos de ajuda e não temos medo de assumir.
Para saber mais acesse: www.alaci.cl
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.