Matérias

Brasil vai sediar a próxima reunião ministerial da ONU sobre a Década de Ações para Segurança no Trânsito

Escrito por Portal ONSV

29 ABR 2014 - 13H25

"Brasil

O Brasil foi confirmado como sede da Segunda Conferência Ministerial Global pela Segurança Viária em 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para um balanço das realizações da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O anúncio foi feito no começo desse mês durante a 68ª Assembleia Geral da ONU, dentro grupo de trabalho sobre segurança Viária. O evento, que deve reunir representantes todos os países membros da Organização na área de transportes, será em novembro e vai mostrar um balanço do que os países estão fazendo para reduzir o número de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

O Observatório Nacional de Segurança Viária integrou a missão oficial da Câmara dos Deputados junto ao Comitê de Especialistas em Administração Pública do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e participou da reunião da ONU onde foi feito o anúncio sobre a Conferência em Nova York.

O convite ao Observatório partiu da presidência da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Hugo Leal (PROS) que ressaltou no convite, a sinergia com que o Observatório tem trabalhado as questões de segurança viária e veicular em parceria com várias instituições de norte a sul do país.

Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do Observatório, a confirmação do Brasil como sede da Conferência Global que irá fazer o balanço dos cinco anos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito serve de alerta e motivação aos entes públicos e privados. "Alerta, pois o Brasil conseguiu poucos resultados na redução de acidentes nesses quatro anos após o anúncio da Década de Ações da ONU e motivação as dezenas de entidades envolvidas com o tema, renovando a energia em buscar do cumprimento da meta de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito do país”.

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, deputado Hugo Leal, a realização da Conferência será uma prova de fogo para o Brasil. “O mundo todo aqui estará para avaliar os avanços de nosso país no compromisso assumido com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011- 2020. Apesar de alguns avanços pontuais, principalmente na questão do condenável hábito de dirigir veículos sob efeitos de bebidas alcoólicas, ainda estamos muito longe de alcançarmos o desafio da redução desses índices em 50%”.

Segundo o deputado, um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios mostrou que a taxa de mortes por acidentes de trânsito, segundo o DENATRAN em 2010 foi de 22,5 mortos por 100 mil habitantes. “Os dados mostram que, proporcionalmente à população, o trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que o dos EUA e 3,7 vezes mais do que a União Europeia. A realização do evento em nosso país pode ser o impulso que governo e sociedade precisam receber para reverter definitivamente esse quadro", finaliza Hugo Leal.

[gallery size="large" link="none" ids="719,720,721"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.