Matérias

Cabedelo/PB apresenta o Projeto EDUCA para alunos da rede municipal de ensino

Escrito por Portal ONSV

28 JUN 2021 - 17H20

Município está entre os nove contemplados, em todo o país, com a iniciativa do OBSERVATÓRIO

O projeto Educa – Trânsito na Sala de Aula, foi apresentado na última terça-feira (22) pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, na Paraíba, por intermédio da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e beneficiará diretamente cerca de 600 estudantes.

O Projeto Piloto Educa é uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) que oferece uma abordagem crítica ao tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC , e que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de sinistros no país.

“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova a significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, pontuou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.

Cabedelo é um dos 9 municípios brasileiros contemplados com o projeto, que vai beneficiar diretamente cerca de 600 alunos da rede pública de ensino. Essa doação de livros para o Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, tem como objetivo levar a Educação para o Trânsito através da literatura. Inicialmente, participarão das atividades as comunidades estudantis das escolas Centro Imaculada Conceição, Marizelda Lira da Silva e Major Adolfo Pereira Maia, dos segmentos Fundamental I e II.

“Vivenciamos mais um dia especial na cidade com esse lançamento e somos muito gratos por Cabedelo ter sido escolhida como cidade piloto, sendo uma das poucas cidades do país a serem selecionadas para a implantação desse projeto. Nossa intenção é fixar as raízes na educação, pois nossa ideia é futuramente implantar esse conteúdo na grade curricular dos estudantes. Hoje plantamos uma semente, um embrião, e nosso intuito é um dia colhermos os frutos, pois é só com a educação, com o aprendizado em sala de aula, que formamos cidadãos conscientes sobre o certo e o errado em as áreas como o trânsito”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

Para a coordenadora de Educação do Trânsito da Semob Cabedelo, e Observadora Certificada do estado da Paraíba, Abimadabe Vieira, “Os livros físicos serão distribuídos aos educandos e serão uma ferramenta que contribuirá para o fazer pedagógico, trabalhando diversos aspectos, como ética, cidadania, solidariedade e valorização da vida. Os livros didáticos não têm a intenção de ser um trabalho a mais para o professor, mas sim, integrar ao seu planejamento de forma interdisciplinar e transversal.  Educar para o Trânsito é educar para salvar vidas, colaborando para a formação e desenvolvimento integral do indivíduo”, concluiu.

Leia a matéria completa, em: https://cabedelo.pb.gov.br/cabedelo-apresenta-projeto-pioneiro-de-educacao-no-transito-para-alunos-da-rede-municipal-de-ensino/

[vc_gallery interval="3" images="27588,27589,27590,27591,27592,27593"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.