Cabedelo/PB apresenta o Projeto EDUCA para alunos da rede municipal de ensino
Município está entre os nove contemplados, em todo o país, com a iniciativa do OBSERVATÓRIO
O projeto Educa – Trânsito na Sala de Aula, foi apresentado na última terça-feira (22) pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, na Paraíba, por intermédio da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e beneficiará diretamente cerca de 600 estudantes.
O Projeto Piloto Educa é uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) que oferece uma abordagem crítica ao tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC , e que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de sinistros no país.
“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova a significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, pontuou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.
Cabedelo é um dos 9 municípios brasileiros contemplados com o projeto, que vai beneficiar diretamente cerca de 600 alunos da rede pública de ensino. Essa doação de livros para o Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, tem como objetivo levar a Educação para o Trânsito através da literatura. Inicialmente, participarão das atividades as comunidades estudantis das escolas Centro Imaculada Conceição, Marizelda Lira da Silva e Major Adolfo Pereira Maia, dos segmentos Fundamental I e II.
“Vivenciamos mais um dia especial na cidade com esse lançamento e somos muito gratos por Cabedelo ter sido escolhida como cidade piloto, sendo uma das poucas cidades do país a serem selecionadas para a implantação desse projeto. Nossa intenção é fixar as raízes na educação, pois nossa ideia é futuramente implantar esse conteúdo na grade curricular dos estudantes. Hoje plantamos uma semente, um embrião, e nosso intuito é um dia colhermos os frutos, pois é só com a educação, com o aprendizado em sala de aula, que formamos cidadãos conscientes sobre o certo e o errado em as áreas como o trânsito”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.
Para a coordenadora de Educação do Trânsito da Semob Cabedelo, e Observadora Certificada do estado da Paraíba, Abimadabe Vieira, “Os livros físicos serão distribuídos aos educandos e serão uma ferramenta que contribuirá para o fazer pedagógico, trabalhando diversos aspectos, como ética, cidadania, solidariedade e valorização da vida. Os livros didáticos não têm a intenção de ser um trabalho a mais para o professor, mas sim, integrar ao seu planejamento de forma interdisciplinar e transversal. Educar para o Trânsito é educar para salvar vidas, colaborando para a formação e desenvolvimento integral do indivíduo”, concluiu.
Leia a matéria completa, em: https://cabedelo.pb.gov.br/cabedelo-apresenta-projeto-pioneiro-de-educacao-no-transito-para-alunos-da-rede-municipal-de-ensino/
[vc_gallery interval="3" images="27588,27589,27590,27591,27592,27593"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.