Matérias

Cadernos de Segurança Viária apresenta artigos de alunos da disciplina de Segurança Viária da UFPR em parceria com o OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

15 ABR 2021 - 12H16

O curso de Especialização em Planejamento e Infraestrutura de Sistemas de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), desenvolveu uma série de artigos para a disciplina de Segurança Viária, promovido pelo Departamento de Transportes – Setor de Tecnologia, e transformou todo o conteúdo em um livro eletrônico, o “Cadernos de Segurança Viária”.

Desenvolvido entre a parceria da UFPR e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária o projeto contextualiza e analisa características como: Segurança Viária e o excesso de carga; Impacto da redução da velocidade regulamentada em vias voltadas para escala humana e escala do automóvel; O impacto da Lei do farol aceso no número de ocorrências em rodovias federais; A auditoria de segurança viária como política pública no Brasil; Misturas asfálticas abertas e seus efeitos na segurança viária; Impactos da pandemia de Covid-19 na segurança viária e; Os desafios para o planejamento da ciclomobilidade a partir da perspectividade da segurança viária.

 “Está no DNA do Observatório conhecer de fato, o que acontece pelas ruas e rodovias desse país e entender porque há quase uma década estamos entre os países que mais matam ou machucam pessoas, devido aos sinistros de trânsito. E não há como resolver o problema, se não o conhecemos. Por isso, a aliança com a Universidade é fundamental para que, a cada pesquisa ou projeto, possamos desvendar uma ‘cortina’ que até hoje, ninguém desnudou no Brasil”, diz o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="center" background_image_as_pattern="without_pattern" z_index=""][vc_column][vc_separator type="small" position="center"][vc_column_text]

Acesse e leia agora!

[/vc_column_text]

[vc_separator type="transparent"]

[button target="_self" hover_type="default" text_align="center" text="Cadernos de Segurança Viária" link="https://www.onsv.org.br/cadernos-de-seguranca-viaria/"]

[vc_separator type="transparent"]

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.