Matérias

Calor não pode ser “desculpa” para deixar de abaixar a viseira na moto

Escrito por Portal ONSV

16 FEV 2016 - 14H26

O calor está de enlouquecer, mas para os motociclistas a situação é ainda pior: mesmo com as altas das temperaturas eles devem trafegar com roupas que protejam e algo que muitos esquecem: a viseira deve estar sempre abaixada. O importante aqui não é só cumprir o que manda a Lei, mas ter a percepção dos riscos que uma atitude, aparentemente normal no calorão, pode trazer para esse público.

A viseira é um equipamento de segurança que deve ser usado abaixado – como manda o Código de Trânsito, pois ele protege de eventuais riscos e pode reduzir as consequências em caso de acidente.

O OBSERVATÓRIO lembra que, ao fazer essa avaliação, o motociclista deve ter a certeza de que mais vale tentar sobreviver ao calor, do que sobreviver a um acidente. A entidade de segurança viária exemplifica: numa moto a 60km/h, se um objeto, inseto ou uma pedra atingir o rosto do motorista as consequências podem ser graves, não só para a face – imagina esse objeto atingindo os olhos - mas o motociclista pode perder o equilíbrio, perder o controle da moto e se machucar ainda mais, além de causar danos a outros condutores.

O OBSERVATÓRIO destaca que conduzir a moto com a viseira levantada é uma infração leve, com penalidade de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20.

Se a moto estiver em movimento, o motociclista deve agir dessa forma. Mas em situação em que ele estiver parado como em semáforos ou postos de gasolina, a viseira pode ser levantada.

Quem anda de moto não deve relaxar, só porque a multa não é grave. O que está em questão é a sua proteção.

E por falar em segurança, o uso de luvas, botas e jaquetas para os motociclistas, colabora muito e são cuidados também indispensáveis.

Já em relação ao capacete, que é obrigatório para todos os motociclistas, o ideal é ficar atento as suas condições. Observe se ele não apresenta trincas ou escoriações; e caso ele tenha caído, não hesite em trocá-lo, pois a sua vida estará em risco. Não usar o equipamento é uma infração gravíssima, mas de nada adiantará usar um equipamento que não vai protegê-lo de verdade.

E já que o verão ainda promete se estender por mais algum tempo, não deixe de ampliar a sua hidratação para tentar encarar o calor, sem riscos, e para o seu bem-estar.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.