O calor está de enlouquecer, mas para os motociclistas a situação é ainda pior: mesmo com as altas das temperaturas eles devem trafegar com roupas que protejam e algo que muitos esquecem: a viseira deve estar sempre abaixada. O importante aqui não é só cumprir o que manda a Lei, mas ter a percepção dos riscos que uma atitude, aparentemente normal no calorão, pode trazer para esse público.
A viseira é um equipamento de segurança que deve ser usado abaixado – como manda o Código de Trânsito, pois ele protege de eventuais riscos e pode reduzir as consequências em caso de acidente.
O OBSERVATÓRIO lembra que, ao fazer essa avaliação, o motociclista deve ter a certeza de que mais vale tentar sobreviver ao calor, do que sobreviver a um acidente. A entidade de segurança viária exemplifica: numa moto a 60km/h, se um objeto, inseto ou uma pedra atingir o rosto do motorista as consequências podem ser graves, não só para a face – imagina esse objeto atingindo os olhos - mas o motociclista pode perder o equilíbrio, perder o controle da moto e se machucar ainda mais, além de causar danos a outros condutores.
O OBSERVATÓRIO destaca que conduzir a moto com a viseira levantada é uma infração leve, com penalidade de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20.
Se a moto estiver em movimento, o motociclista deve agir dessa forma. Mas em situação em que ele estiver parado como em semáforos ou postos de gasolina, a viseira pode ser levantada.
Quem anda de moto não deve relaxar, só porque a multa não é grave. O que está em questão é a sua proteção.
E por falar em segurança, o uso de luvas, botas e jaquetas para os motociclistas, colabora muito e são cuidados também indispensáveis.
Já em relação ao capacete, que é obrigatório para todos os motociclistas, o ideal é ficar atento as suas condições. Observe se ele não apresenta trincas ou escoriações; e caso ele tenha caído, não hesite em trocá-lo, pois a sua vida estará em risco. Não usar o equipamento é uma infração gravíssima, mas de nada adiantará usar um equipamento que não vai protegê-lo de verdade.
E já que o verão ainda promete se estender por mais algum tempo, não deixe de ampliar a sua hidratação para tentar encarar o calor, sem riscos, e para o seu bem-estar.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.