Matérias

Campanha de conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

Escrito por Portal ONSV

15 NOV 2019 - 00H08

Celebrado em todo o mundo sempre no terceiro domingo de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito nasceu na Inglaterra em 1993 por iniciativa de uma ONG e em 2005 a ONU (Organização das Nações Unidas) adotou o tema e propôs que todos os países, celebrasse a data buscando assim mais conscientização e segurança no trânsito.

A melhor forma de homenagear quem perdeu a vida por conta de um acidente é mudando nossos atuais hábitos. Por isso, devemos fazer o correto para nos proteger em qualquer situação. Desde a infância, devemos conviver com bons exemplos e muita educação no trânsito. Transportar as crianças desde a maternidade no bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação, faz com que esse futuro adulto, nunca deixe de usar o cinto, mesmo no banco de trás.

Não usar o celular enquanto transita, seja a pé, de carro, de bicicleta ou mesmo na moto (sim! Alguns pilotam e falam ao celular) é fazer uma homenagem a quem já se foi, vítima da violência do trânsito. Somente quem se envolveu num acidente, distraído com o celular é que entende o risco que essa atitude envolve.

Um outro modo de homenagear as vítimas é jamais dirigir se beber. A bebida é responsável pela maioria dos acidentes nas rodovias e esses acidentes são, quase sempre, graves ou fatais. O álcool tira todo o reflexo do motorista e coloca não só a vida dele, mas de todos em perigo. Beber e dirigir já é crime na lei brasileira, mas, antes mesmo de ser crime, é preciso ter consciência da nossa responsabilidade no trânsito.

Dirigir bêbado é tão perigoso quanto dirigir com sono. E o sono ou o cansaço é também responsável por uma infinidade de acidentes pelas estradas do Brasil. Infelizmente há pouca investigação quando se trata de acidentes de trânsito, mas alguns casos, consegue-se afirmar que o cansaço do motorista foi o responsável por aquela tragédia.

Outro desrespeito às regras e que, pode ter graves consequências é o excesso de velocidade. A velocidade aumenta a gravidade das lesões num acidente, porém, se respeitarmos a sinalização que indica a velocidade máxima segura para aquela via, estamos protegidos. A regra sempre nos protege.

Ou seja, mudando nossos hábitos, estamos mudando a realidade e com isso, homenageando as vítimas dos acidentes que, por uma irresponsabilidade sua ou de outros, perderam a vida.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é uma data que poderia ser esquecida, mas, atualmente, é precisa ser lembrada todos os dias.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.