Celebrado em todo o mundo sempre no terceiro domingo de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito nasceu na Inglaterra em 1993 por iniciativa de uma ONG e em 2005 a ONU (Organização das Nações Unidas) adotou o tema e propôs que todos os países, celebrasse a data buscando assim mais conscientização e segurança no trânsito.
A melhor forma de homenagear quem perdeu a vida por conta de um acidente é mudando nossos atuais hábitos. Por isso, devemos fazer o correto para nos proteger em qualquer situação. Desde a infância, devemos conviver com bons exemplos e muita educação no trânsito. Transportar as crianças desde a maternidade no bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação, faz com que esse futuro adulto, nunca deixe de usar o cinto, mesmo no banco de trás.
Não usar o celular enquanto transita, seja a pé, de carro, de bicicleta ou mesmo na moto (sim! Alguns pilotam e falam ao celular) é fazer uma homenagem a quem já se foi, vítima da violência do trânsito. Somente quem se envolveu num acidente, distraído com o celular é que entende o risco que essa atitude envolve.
Um outro modo de homenagear as vítimas é jamais dirigir se beber. A bebida é responsável pela maioria dos acidentes nas rodovias e esses acidentes são, quase sempre, graves ou fatais. O álcool tira todo o reflexo do motorista e coloca não só a vida dele, mas de todos em perigo. Beber e dirigir já é crime na lei brasileira, mas, antes mesmo de ser crime, é preciso ter consciência da nossa responsabilidade no trânsito.
Dirigir bêbado é tão perigoso quanto dirigir com sono. E o sono ou o cansaço é também responsável por uma infinidade de acidentes pelas estradas do Brasil. Infelizmente há pouca investigação quando se trata de acidentes de trânsito, mas alguns casos, consegue-se afirmar que o cansaço do motorista foi o responsável por aquela tragédia.
Outro desrespeito às regras e que, pode ter graves consequências é o excesso de velocidade. A velocidade aumenta a gravidade das lesões num acidente, porém, se respeitarmos a sinalização que indica a velocidade máxima segura para aquela via, estamos protegidos. A regra sempre nos protege.
Ou seja, mudando nossos hábitos, estamos mudando a realidade e com isso, homenageando as vítimas dos acidentes que, por uma irresponsabilidade sua ou de outros, perderam a vida.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é uma data que poderia ser esquecida, mas, atualmente, é precisa ser lembrada todos os dias.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.