Primeiro município do Paraná a inserir o programa Educa nas escolas, reforça ensino sobre segurança viária entre estudantes
Campo Largo, município participante do programa Laço Amarelo, no Paraná, inaugurou no último dia 22, a nova Pista Municipal de Trânsito para ensino sobre segurança viária. O município que já aderiu ao programa Educa, conta com um espaço para que escolas e corpo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação possam reforçar o ensino sobre trânsito seguro, sinalização, mobilidade e direção defensiva.
Ação é idealizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e contemplará os alunos da Rede Municipal de Ensino, em uma parceria com a Educação Municipal. Essa atividade conjunta já ministrou o programa Educa, adquirido do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e entregue e desenvolvido em sala de aula com 200 estudantes em 2021, mais 250 em 2022, e para 1.870 alunos, em 2023. Os livros trazem temas relacionados ao trânsito seguro expostos de forma didática para crianças dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.
O evento de inauguração contou com a presença de mais de 30 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dona Fina, junto às professoras e profissionais do estabelecimento de ensino. Também contou com a presença de lideranças públicas do município e do estado. O intuito é disseminar ações de prevenção no trânsito e de segurança viária. O espaço é mais um equipamento de serviços direcionados às crianças, adolescentes e jovens, em um projeto com parceria entre a Prefeitura de Campo Largo, a Escola Pública de Trânsito de Curitiba e o OBSERVATÓRIO.
A Pista Municipal de Trânsito faz frente às diversas situações vivenciadas no trânsito e vem para ampliar o aprendizado em segurança viária e, especialmente, ensinar medidas simples de preservação da vida. A pista possui sinalização horizontal e logo terá completa sinalização vertical para ensinar às crianças sobre respeito às velocidades permitidas, direção defensiva, leitura das placas indicativas e todos os assuntos que levam à segurança viária de uma localidade, seja cidade, estado e/ou país.
O secretário de Ordem Pública de Campo Largo e Observador Certificado, Samir Moussa, declarou que há quase dois anos vem articulando encontros e adquirindo experiência e materiais para que o município se torne referência em trânsito seguro.
Participaram da inauguração o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem; o vereador Pedro Barausse, Presidente da Câmara Municipal de Campo Largo; o secretário municipal de Ordem Pública e Observador Certificado, Samir Moussa; como representante pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a pedagoga e consultora educacional, Stefania Alvise; os também Observadores Certificados, Valdilson Lopes e Edmilson Romualdo; o diretor-geral do Detran/PR, Adriano Furtado; o diretor de Tecnologia do Destran/PR, Guilherme Rangel; secretários municipais; o presidente da Cocel, José Arlindo Chemin; diretoria da Secretaria Municipal de Educação, Bruno Cézar e Taísa Helena; profissionais da Educação e estudantes da Escola Municipal Dona Fina; o comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão; mais efetivo; coordenação da Guarda Mirim local; o representante do Corpo de Bombeiros Campo Largo, Cabo Freitas; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Maicon Soares; equipe do Deptran Campo Largo; o diretor do Departamento de Trânsito do município de Araucária, Luiz Gouveia; o coordenador do curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade da Uninter, Valdilson Lopes; a representante da Acicla, Ana Caluciuk; o grupo de escoteiros ECO e mais convidados.
Vídeo: https://fb.watch/fRkA26QTMP/
Leia a matéria completa:
[vc_gallery interval="3" images="30680,30682,30685,30687,30688" img_size="full"]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.