Matérias

Celesc Distribuição S.A. promove palestra de Condução Econômica e Segura ministrada por Observador Certificado

Escrito por Portal ONSV

28 JUN 2022 - 10H16

Ação destacou a conscientização para o trânsito seguro durante o Maio Amarelo

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) Distribuição S.A., por meio da DPAD/DVGM (Divisão de Gestão de Mobilidade), em parceria com a CIPA da Administração Central e com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, realizou palestra online com o tema “Condução Econômica e Segura”, com objetivo de conscientizar os colaboradores em maio, mês em que se promove o Movimento Maio Amarelo.

Com apresentação do gerente Eduardo Perozin (DPAD/DVGM), o encontro também contou com a saudação do gerente do Departamento de Administração (DPAD), Jorge Luiz Pereira, e do gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem Estar (PRE/DPSS), Ricardo Furlanetto. Com mais de 150 expectadores ao vivo, o evento foi conduzido pelo palestrante Wallace Silva de Sousa, pós-graduado em Direito de Trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO desde 2020.

Sousa abordou a importância na combinação de segurança e economia na condução do veículo, além da maneira correta de se utilizar os recursos e dispositivos do automóvel, como freio, acelerador, tanque de combustível e a manutenção periódica dos itens como pneus, por exemplo.

O palestrante criticou a ausência de conteúdos como esse no CFC (Curso de Formação de Condutores). “O CFC tem sua importância no papel da educação, mas não é suficiente para dirigibilidade, pois o aluno aprende somente o necessário para passar na prova, porém o mais importante se aprende somente no dia a dia”. Ele ainda completou: “Os recursos tecnológicos do veículo perdem eficiência se não houver treinamento específico para a utilização correta”.

Wallace trouxe diversas dicas importantes. Veja alguns pontos importantes dessa apresentação:

Sempre que possível, transite com o veículo com tanque pela metade ou mais. Dessa maneira, evita- se maior evaporação do combustível, trazendo maior economia. Quanto à segurança do veículo, esse ponto é importante porque quanto maior volume de combustível no tanque, menor é o risco de aquecimento excessivo no recipiente, prevenindo a queima da bomba de combustível.

Se avistar algo em que seja necessário frear ou diminuir a velocidade significativamente, utilize a direção defensiva: mantenha a pressão constante nos pedais e, assim que necessário, tire o pé do acelerador e use a inércia. Só depois disso, acione o freio. Assim você evita a frenagem brusca que, além de perigosa, gasta os recursos do veículo mais rapidamente.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_gallery interval="3" images="29793,29795" img_size="full"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

A figura ao lado ilustra um veículo em uma subida. Neste caso do exemplo, a indicação é que se faça a maior parte da aceleração no início da subida, com menos aceleração no fim. Dessa maneira, além de gerar economia por forçar menos o motor, ainda garante melhor tempo previsibilidade ao condutor quanto ao caminho à sua frente.

[/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"]

Outras dicas abordadas durante o evento:

  • Manter distância segura;
  • Sempre sair com antecedência;
  • Observar cargas desnecessárias;
  • Manter os pneus calibrados;
  • Evitar colocar pressão nos pedais;
  • Manter velocidade constante;
  • Nunca descer na "banguela", com o câmbio no neutro.

Com informações de Nani Rosa (DPGP/Supervisão de Comunicação Interna)

[vc_separator type="transparent"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.