Matérias

Celesc Distribuição S.A. promove palestra de Condução Econômica e Segura ministrada por Observador Certificado

Escrito por Portal ONSV

28 JUN 2022 - 10H16

Ação destacou a conscientização para o trânsito seguro durante o Maio Amarelo

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) Distribuição S.A., por meio da DPAD/DVGM (Divisão de Gestão de Mobilidade), em parceria com a CIPA da Administração Central e com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, realizou palestra online com o tema “Condução Econômica e Segura”, com objetivo de conscientizar os colaboradores em maio, mês em que se promove o Movimento Maio Amarelo.

Com apresentação do gerente Eduardo Perozin (DPAD/DVGM), o encontro também contou com a saudação do gerente do Departamento de Administração (DPAD), Jorge Luiz Pereira, e do gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem Estar (PRE/DPSS), Ricardo Furlanetto. Com mais de 150 expectadores ao vivo, o evento foi conduzido pelo palestrante Wallace Silva de Sousa, pós-graduado em Direito de Trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO desde 2020.

Sousa abordou a importância na combinação de segurança e economia na condução do veículo, além da maneira correta de se utilizar os recursos e dispositivos do automóvel, como freio, acelerador, tanque de combustível e a manutenção periódica dos itens como pneus, por exemplo.

O palestrante criticou a ausência de conteúdos como esse no CFC (Curso de Formação de Condutores). “O CFC tem sua importância no papel da educação, mas não é suficiente para dirigibilidade, pois o aluno aprende somente o necessário para passar na prova, porém o mais importante se aprende somente no dia a dia”. Ele ainda completou: “Os recursos tecnológicos do veículo perdem eficiência se não houver treinamento específico para a utilização correta”.

Wallace trouxe diversas dicas importantes. Veja alguns pontos importantes dessa apresentação:

Sempre que possível, transite com o veículo com tanque pela metade ou mais. Dessa maneira, evita- se maior evaporação do combustível, trazendo maior economia. Quanto à segurança do veículo, esse ponto é importante porque quanto maior volume de combustível no tanque, menor é o risco de aquecimento excessivo no recipiente, prevenindo a queima da bomba de combustível.

Se avistar algo em que seja necessário frear ou diminuir a velocidade significativamente, utilize a direção defensiva: mantenha a pressão constante nos pedais e, assim que necessário, tire o pé do acelerador e use a inércia. Só depois disso, acione o freio. Assim você evita a frenagem brusca que, além de perigosa, gasta os recursos do veículo mais rapidamente.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_gallery interval="3" images="29793,29795" img_size="full"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

A figura ao lado ilustra um veículo em uma subida. Neste caso do exemplo, a indicação é que se faça a maior parte da aceleração no início da subida, com menos aceleração no fim. Dessa maneira, além de gerar economia por forçar menos o motor, ainda garante melhor tempo previsibilidade ao condutor quanto ao caminho à sua frente.

[/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"]

Outras dicas abordadas durante o evento:

  • Manter distância segura;
  • Sempre sair com antecedência;
  • Observar cargas desnecessárias;
  • Manter os pneus calibrados;
  • Evitar colocar pressão nos pedais;
  • Manter velocidade constante;
  • Nunca descer na "banguela", com o câmbio no neutro.

Com informações de Nani Rosa (DPGP/Supervisão de Comunicação Interna)

[vc_separator type="transparent"]

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.