Ação destacou a conscientização para o trânsito seguro durante o Maio Amarelo
A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) Distribuição S.A., por meio da DPAD/DVGM (Divisão de Gestão de Mobilidade), em parceria com a CIPA da Administração Central e com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, realizou palestra online com o tema “Condução Econômica e Segura”, com objetivo de conscientizar os colaboradores em maio, mês em que se promove o Movimento Maio Amarelo.
Com apresentação do gerente Eduardo Perozin (DPAD/DVGM), o encontro também contou com a saudação do gerente do Departamento de Administração (DPAD), Jorge Luiz Pereira, e do gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem Estar (PRE/DPSS), Ricardo Furlanetto. Com mais de 150 expectadores ao vivo, o evento foi conduzido pelo palestrante Wallace Silva de Sousa, pós-graduado em Direito de Trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO desde 2020.
Sousa abordou a importância na combinação de segurança e economia na condução do veículo, além da maneira correta de se utilizar os recursos e dispositivos do automóvel, como freio, acelerador, tanque de combustível e a manutenção periódica dos itens como pneus, por exemplo.
O palestrante criticou a ausência de conteúdos como esse no CFC (Curso de Formação de Condutores). “O CFC tem sua importância no papel da educação, mas não é suficiente para dirigibilidade, pois o aluno aprende somente o necessário para passar na prova, porém o mais importante se aprende somente no dia a dia”. Ele ainda completou: “Os recursos tecnológicos do veículo perdem eficiência se não houver treinamento específico para a utilização correta”.
Wallace trouxe diversas dicas importantes. Veja alguns pontos importantes dessa apresentação:
Sempre que possível, transite com o veículo com tanque pela metade ou mais. Dessa maneira, evita- se maior evaporação do combustível, trazendo maior economia. Quanto à segurança do veículo, esse ponto é importante porque quanto maior volume de combustível no tanque, menor é o risco de aquecimento excessivo no recipiente, prevenindo a queima da bomba de combustível.
Se avistar algo em que seja necessário frear ou diminuir a velocidade significativamente, utilize a direção defensiva: mantenha a pressão constante nos pedais e, assim que necessário, tire o pé do acelerador e use a inércia. Só depois disso, acione o freio. Assim você evita a frenagem brusca que, além de perigosa, gasta os recursos do veículo mais rapidamente.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_gallery interval="3" images="29793,29795" img_size="full"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]
A figura ao lado ilustra um veículo em uma subida. Neste caso do exemplo, a indicação é que se faça a maior parte da aceleração no início da subida, com menos aceleração no fim. Dessa maneira, além de gerar economia por forçar menos o motor, ainda garante melhor tempo previsibilidade ao condutor quanto ao caminho à sua frente.
[/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"]
Outras dicas abordadas durante o evento:
Com informações de Nani Rosa (DPGP/Supervisão de Comunicação Interna)
[vc_separator type="transparent"]
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.