Que dezembro é mês em que ocorrem chuvas torrenciais em boa parte do território brasileiro, todos sabem. Neste período do ano, com a chegada das festas natalinas, do Révéillon, e das férias, quem for viajar deve estar atento não apenas às condições mecânicas do veículo, mas também às condições do clima.
Afinal, uma viagem segura e sem percalços depende também dos cuidados de quem vai viajar, já que conduzir um veículo sob chuva forte pode se tornar uma tarefa árdua se a atenção do motorista não estiver unicamente concentrada no ato de dirigir. Portanto, como as chuvas intensas são comuns nesta época do ano, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV orienta que, antes de pegar a estrada, é aconselhável verificar a previsão do tempo, que poderá indicar em que condições climáticas a viagem se dará.
É sabido também que as chuvas podem comprometer a visibilidade do motorista. Mas o risco vai além deste, porque elas, igualmente, podem provocar, em regiões de serra, desabamento de encostas, o que é extremamente perigoso para quem trafega pela pista. Do mesmo modo, chuva deixa a pista escorregadia e pode comprometê-la, ainda, com barro ou areia.
Reduzir a velocidade e manter distância de segurança em relação ao veículo que vai à sua frente é uma das principais atitudes de um motorista consciente. Manter os faróis baixos ligados e tornar-se mais visível para os outros condutores, também. O bom estado dos limpadores de para-brisa, essenciais em dias de chuva, assim como do desembaçador, também contam muito para a segurança da viagem em condições de chuvas.
O condutor do veículo deve, da mesma forma, adotar uma postura defensiva e antecipar-se às situações de risco, por exemplo, freando antes do tempo em que faria se caso as condições climáticas fossem normais. Isso porque em pista molhada a aderência dos pneus é reduzida e o tempo de frenagem pode ser até 50% superior ao necessário em pista seca.
No caso de a chuva ser, de fato, muito mais intensa ao ponto de comprometer a viagem apesar de todos os quesitos relativos à segurança terem sido cumpridos, procure um local adequado, saia da estrada e espere o tempo que for necessário para voltar com segurança à pista.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.