Que dezembro é mês em que ocorrem chuvas torrenciais em boa parte do território brasileiro, todos sabem. Neste período do ano, com a chegada das festas natalinas, do Révéillon, e das férias, quem for viajar deve estar atento não apenas às condições mecânicas do veículo, mas também às condições do clima.
Afinal, uma viagem segura e sem percalços depende também dos cuidados de quem vai viajar, já que conduzir um veículo sob chuva forte pode se tornar uma tarefa árdua se a atenção do motorista não estiver unicamente concentrada no ato de dirigir. Portanto, como as chuvas intensas são comuns nesta época do ano, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV orienta que, antes de pegar a estrada, é aconselhável verificar a previsão do tempo, que poderá indicar em que condições climáticas a viagem se dará.
É sabido também que as chuvas podem comprometer a visibilidade do motorista. Mas o risco vai além deste, porque elas, igualmente, podem provocar, em regiões de serra, desabamento de encostas, o que é extremamente perigoso para quem trafega pela pista. Do mesmo modo, chuva deixa a pista escorregadia e pode comprometê-la, ainda, com barro ou areia.
Reduzir a velocidade e manter distância de segurança em relação ao veículo que vai à sua frente é uma das principais atitudes de um motorista consciente. Manter os faróis baixos ligados e tornar-se mais visível para os outros condutores, também. O bom estado dos limpadores de para-brisa, essenciais em dias de chuva, assim como do desembaçador, também contam muito para a segurança da viagem em condições de chuvas.
O condutor do veículo deve, da mesma forma, adotar uma postura defensiva e antecipar-se às situações de risco, por exemplo, freando antes do tempo em que faria se caso as condições climáticas fossem normais. Isso porque em pista molhada a aderência dos pneus é reduzida e o tempo de frenagem pode ser até 50% superior ao necessário em pista seca.
No caso de a chuva ser, de fato, muito mais intensa ao ponto de comprometer a viagem apesar de todos os quesitos relativos à segurança terem sido cumpridos, procure um local adequado, saia da estrada e espere o tempo que for necessário para voltar com segurança à pista.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.