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Chinelo enroscado no acelerador pode ter causado as mortes de pesquisadoras da Unicamp, Campinas-SP

Escrito por Portal ONSV

28 AGO 2017 - 16H21

Um acidente fatal chocou a região de Campinas-SP no último sábado (26.08.2017) na área de embarque do Aeroporto Internacional de Viracopos. As pesquisadoras da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Maria Erbia Cássia Carnaúba que diriga o carro e a colega Carolina Blasio da Silva que embarcaria morreram após o carro onde estavam despencar da área de embarque, uma queda de 11 metros de altura.

O local é bem sinalizado, tem espaço para cerca de cinco pistas e uma proteção de metal e vidro que o carro desgovernado arrebentou e caiu. As duas pesquisadoras foram socorridas pelas equipes de socorro do Aeroporto, mas não resistiram aos ferimentos.

Para o chefe do núcleo do Instituto de Criminalística de Campinas-SP Edvaldo Messias Barros, a perícia preliminar constatou um chinelo enroscado no pedal do acelerador do veículo, que pode ser o responsável pela velocidade do carro no local. Há sinalização naquela pista é de 30 km/h. Segundo Barros, em entrevista ao Portal G1 de Campinas, o perito constatou vestígio de derrapagem caracterizando velocidade acima do permitido. A perícia tem 30 dias para apresentar o laudo final.

OBSERVATÓRIO orienta calçado para dirigir

Com esse acidente triste, independentemente da conclusão da perícia, é importante lembrar que existe sim, um calçado ideal para dirigir. Independente se você vai para uma festa de gala ou para a praia, é fundamental que o condutor tenha consciência dos riscos que o calçado pode representar para quem dirige.

Selecionamos alguns calçados e as dicas para cada um deles. Veja abaixo:

Saltos altos – Modelos de salto alto ainda são os preferidos das mulheres e não são exclusivos para ocasiões festivas ou baladas. São itens do dia a dia. Para a direção segura, entretanto, é melhor evitá-los, já que não são adequados do ponto de vista ergonômico, uma vez que não oferecem boa adaptação para pisar nos pedais e podem também atrapalhar a realização de manobra que exija rapidez. Caso não queira abrir mão do salto, prefira os mais baixos e mais grossos e nunca os do tipo agulha, que são totalmente desaconselhados. Você pode levar esses modelos como reserva e calçá-los apenas após ter chegado ao seu destino e estacionado o veículo. Além dos saltos altos e finos é bom evitar também os calçados de plataforma, igualmente desaconselhados.

Sandálias e sapatilhas –  Sandálias de dedo não são aconselhadas por apresentarem riscos consideráveis de escapar ou de prender no piso do carro, podendo provocar manobras bruscas ou acidentes. Prefira as que se mantenham firmes à sola e superfície do pé e que garantam o conforto e segurança necessários à prática da direção automóvel. Já as sapatilhas devem se ajustar perfeitamente ao pé. Prefira as de materiais maleáveis que permitam a flexibilidade do pé.

Tênis – São considerados sapatos aptos para a direção desde que a mulher consiga manter sua sensibilidade e se sinta segura e confortável ao volante.

Se for dirigir, prefira sapato fechado, sem tiras ou adereços que podem ficar presos nos pedais ou em qualquer outro local no interior do veículo e dificultarem as manobras. É bom lembrar, também, que solados de borracha são altamente aconselhados, uma vez que o material adere mais facilmente aos pedais e dificulta que os pés escorreguem durante manobras.

Se o condutor for homem:

Sapato social – Costumam apresentar estrutura e sola muito rígidas e, embora sejam benéficos em termos de aderência, podem se tornar bastante desconfortáveis na hora de dirigir.

Botas – Assim como os sapatos sociais, as botas não são indicadas para dirigir porque comprometem os movimentos dos pés e podem se tornar bastante desconfortáveis quando houver necessidade no uso dos pedais.

Mocassins – São indicados para dirigir por possuírem estrutura leve e flexível, sistema de respiração adequado, boa aderência das solas aos pedais e conforto.

Calçados esportivos – Assim como os mocassins, oferecem boa aderência, flexibilidade e estrutura sólida mais maleável que possibilita dirigir com comodidade e segurança.

Como podemos perceber, todo cuidado é pouco quando falamos em conduzir um veículo.

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Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

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O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

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