Matérias

Cinco regras para evitar acidentes. Confira!

Escrito por Portal ONSV

15 JAN 2016 - 09H43

É frequente nos depararmos com algum acidente de trânsito. As estatísticas são alarmantes: em 2014, foram mais de 40.294 mortes no trânsito. Os dados são ainda preliminares, mas apontam uma queda de 5% em relação ao ano anterior.

São informações assustadoras, e o mais grave é saber que 90% de todos esses acidentes foram causados pela negligência, pela imperícia e pela imprudência dos próprios seres humanos. Ou seja, poderiam ser evitados.

Frente às estatísticas parece difícil mudar esse cenário, mas não é. Basta que cada um assuma ser o responsável pela sua própria segurança no trânsito e pela de todos, adotando como “mandamento” sempre escolhas seguras.

Vamos a algumas orientações para todos colocarem em prática para reduzir os riscos de acidentes. São cinco regras de proteção à vida.

[caption id="attachment_4838" align="alignnone" width="660"]"vel" RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE[/caption]

Trafegar dentro do limite garantirá a você maior tempo de reação no caso de alguma situação inesperada. Além disso, em caso de um acidente as consequências serão muito menores. Mantenha também uma distância de pelo menos 3 segundos do veículo à sua frente. Para calcular isso, observe o momento em que o veículo passa por algum objeto fixo na pista e conte em quanto tempo você alcançou o mesmo objeto. Se esse tempo for menor que 3 segundos, desacelere e tome uma distância maior.

[caption id="attachment_4839" align="alignnone" width="660"]"atento" MANTENHA-SE ATENTO![/caption]

Uma das principais causas de acidente nos últimos tempos é a distração ao volante. Estudos apontam que a falta de concentração gerada por atividades como comer, falar ao celular, enviar mensagens, ou observar lugares externos causa 10 vezes mais acidentes do que o álcool, e esse número tende a crescer. Não se engane: o ser humano não consegue se concentrar em mais de uma atividade ao mesmo tempo. Portanto, afaste todas as distrações enquanto estiver dirigindo, não procure objetos na bolsa ou no veículo e mantenha seu foco na via.

[caption id="attachment_4840" align="alignnone" width="660"]"descanse" DESCANSE![/caption]

Cansaço ou sono e direção são coisas que não combinam. Dirigir cansado ou sob efeito de medicamentos pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado. Portanto, faça paradas a cada duas horas ao volante e tome uma xícara de café ou um copo de água fresca. Se estiver com muito sono, considere pedir para um conhecido conduzir ou, simplesmente, não dirigir.

[caption id="attachment_4841" align="alignnone" width="660"]"alcool" NADA DE ÁLCOOL[/caption]

Mesmo em pequenas quantidades, a bebida compromete sua capacidade de reação, que é essencial para esquivar-se de uma situação inesperada. Beber café, tomar banho frio, alimentar-se ou fazer exercícios não reduzem os efeitos da bebida; então se beber, pegue carona com um motorista totalmente sóbrio, utilize o transporte público ou não dirija.

[caption id="attachment_4842" align="alignnone" width="660"]"gentileza" PEQUENOS HÁBITOS FAZEM A DIFERENÇA[/caption]

Um trânsito mais pacífico não depende somente de grandes ações, mas de pequenas atitudes. Alguns hábitos que manterão você e as pessoas ao redor ainda mais seguras podem e devem ser praticados no dia a dia. Portanto:

  • Sempre sinalize suas intenções na via com setas, sinais de braço, piscadas nos faróis ou breves toques na buzina.
  • Sempre faça a manutenção preventiva em seu veículo e mantenha as revisões sempre em dia, de acordo com os prazos do fabricante. Nós não queremos que o carro pare de funcionar de repente em uma rodovia de alta velocidade, certo?
  • Certifique-se de que todos os passageiros do veículo estejam usando o cinto de segurança. Em caso de um acidente as consequências poderão ser amenizadas.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.