Matérias

Com o Foco na Segurança

Escrito por Portal ONSV

02 MAI 2013 - 17H53

"Com

O Brasil ocupa desonroso lugar no ranking de acidentes de trânsito. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária — ONSV —, entidade que analisa índices relacionados ao trânsito e desenvolve iniciativas para aumentar a segurança viária, o Brasil está atrás apenas de Índia e China no número de acidentes fatais — são cerca de 110 ocorrências/dia.

Não à toa, através dos dados da ONSV, a Michelin resolveu investir na fábrica de Itatiaia, interior do Rio de Janeiro, para produzir aqui o pneu Primacy 3, desenvolvido exclusivamente para veículos de passeio. Oferecido em 29 medidas diferentes — raios de 16, 17 e 18 polegadas —, o Primacy 3, de acordo com a fabricante, é mais seguro e durável, além de proporcionar maior economia de combustível.

Tais características do Primacy 3 se devem, ainda conforme a Michelin, à adoção de duas novas tecnologias. Uma delas é a Stabiligrip, que são blocos de borracha entre os sulcos do pneu. Estes blocos são capazes de aumentar a resistência e diminuir a deformação durante a rodagem.

Já a tecnologia Flexmax nada mais é do que um novo composto de borracha que faz com que o pneu se adapte melhor às imperfeições do piso, aumentando a área de contato, uma vez que os blocos de borracha contam com corte em 45º graus na banda de rodagem. E para comprovar a eficiência do Primacy 3, a Michelin recorreu às certificadoras alemãs TÜV Rheinland e DEKRA. Através de testes, as certificadoras atestaram que o Primacy 3 é capaz de ser 16% mais durável e proporcionar economia de até 2% no consumo de combustível. Isso porque apresenta resistência à rolagem 10% menor do que os pneus concorrentes.

O Primacy 3, ainda segundo os testes das duas certificadoras, consegue ser 12% mais aderente nas curvas. Os testes comprovaram também que o novo pneu da Michelin apresenta melhores índices de eficiência no quesito frenagem. De acordo com as certificadoras, veículos equipados com Primacy 3 podem frear três metros antes em pista seca e quatro metros antes em piso molhado do que veículos com outros pneus.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.