Matérias

Comportamento no trânsito pode colaborar com o meio ambiente

Escrito por Portal ONSV

07 MAR 2017 - 09H45

Uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora

Pode até não parecer, mas seu comportamento no trânsito e a preservação do meio ambiente têm ligação, já que o uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora.

O mundo vive período de preocupação com as condições do ar. O governo da China, recentemente, anunciou medidas para diminuir a poluição atmosférica, um dos grandes problemas daquele país.

Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado no domingo, 6 de março, apontam que problemas ligados à poluição ambiental (entre eles a do ar) são responsáveis pela morte de 1,7 milhão de crianças no mundo. Há também a poluição sonora, que gera, igualmente, danos à saúde.

Pedestres e condutores que ficam expostos à emissão de gases poluentes e aos ruídos gerados no trânsito, além de problemas respiratórios, podem desenvolver problemas cardiovasculares, além de quadros graves de estresse.

Portanto, medidas que auxiliem a reversão desse quadro, quando adotadas por condutores, são bem-vindas, por menores que sejam. Muitas delas, inclusive, além de contribuir para benefício do meio ambiente proporcionam economia. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, indica algumas delas.

– Fazer manutenção periódica do motor, mantendo-o bem regulado evita a emissão excessiva de gases nocivos à atmosfera e proporciona economia aproximada de 10% no consumo de combustível. Motor bem regulado também diminui a emissão de ruídos.

– Controlar a pressão dos pneus, já que se estiver muito baixa, aumenta o consumo de combustível.

– Manter a bateria carregada e em boas condições de uso.

– Usar a buzina somente quando for estritamente necessário.

– Conservar o óleo do motor sempre no nível determinado.

– Evitar reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso.

– Tentar manter uma velocidade constante, respeitando a sinalização.

É importante também não jogar lixo nas vias. Mantenha sempre uma pequena lixeira (que pode ser uma sacola ou um acessório específico para isso) dentro do veículo.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.