Consultor para a área de Saúde do OBSERVATÓRIO integra Grupo de Trabalho do Denatran para redução de mortes e lesões no trânsito
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) publicou, no dia 31 de maio, a Portaria nº 649 que instituiu o GT (Grupo de Trabalho) para a segunda fase de revisão e análise do Pilar 5 - Atendimento às Vítimas, do PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). Gustavo Fraga, que coordena a Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp e, membro consultor para a área de Saúde do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), integra a equipe como representante suplente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado do Distrito Federal (SBAIT).
No mesmo dia de publicação da portaria, o Ministério de Infraestrutura (MInfra) realizou uma live em seu Canal no Youtube, com a participação de especialistas, nacionais e internacionais, em segurança viária. Na ocasião, foram apresentados dos avanços na revisão do PNATRANS, um dos temas-chave da Agenda Regulatória do DENATRAN para 2021.
Participaram do evento do MInfra como convidados, o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa; o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro; o especialista em Visão Zero e Estratégias de Segurança Viária (Holanda), Fred Wegman; o Conselheiro Sênior de Mobilidade Urbana do WRI, Sergio Avelleda; o coordenador nacional da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Dante Rosado, os analistas seniores de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Diogo Lemos e Andressa Ribeiro; além dos coordenadores e secretários executivos dos Grupos de Trabalho de revisão do PNATRANS.
Leia a matéria completa e assista ao evento na íntegra, em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/docente-da-fcm-integra-gt-do-denatran-para-reducao-de-mortes-e-lesoes-no-transito
Foto: Reprodução FCM/Unicamp

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.