Matérias

Correios lança selo alusivo ao Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

11 MAI 2016 - 10H43

Lançamento ocorreu durante abertura oficial da mobilização “Maio Amarelo: #EUSOU + 1 para um trânsito mais humano”, em Goiás, nesta segunda-feira, no Pátio do Detran

O lançamento de um selo alusivo ao movimento “Maio Amarelo: #EUSOU + 1 por um trânsito mais humano’,  marcou nesta segunda-feira, dia 9, a abertura oficial da mobilização em busca de um trânsito menos violento e mais seguro, em Goiás. O lançamento contou com a participação do diretor Regional dos Correios em Goiás, Valdeir Pimenta de Pádua, e do governador do Estado, Marconi Perillo.

O selo alusivo ao Maio Amarelo tem estampado o laço amarelo símbolo do movimento. Parceira da mobilização criada há três anos pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) sediado em Indaiatuba (SP), a empresa implementará diversas ações que visam alertar e mobilizar seus trabalhadores e a sociedade para a necessidade de redução do número de acidentes de trânsito no Brasil que, para exemplificar, foram responsáveis pela morte de mais de 43 mil pessoas em 2014 (último dado oficial disponível).

Os Correios, além de utilizar o alcance da filatelia para divulgar a campanha por meio do novo selo, realizará, ao longo do mês de maio, a distribuição de material educativo fornecido pelo Detran, nas agências da região metropolitana do Estado. Os veículos da Regional serão caracterizados com o adesivo da campanha e a estatal, que conta com 843 motoristas em Goiás, também irá promover a sensibilização dos funcionários, com a realização de palestras e outras atividades em âmbito interno.

Maio Amarelo

Criado pelo ONSV e já presente em 25 países dos cinco continentes, Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, que objetiva colocar em pauta o tema segurança viária, envolvendo os mais diversos segmentos, com a promoção de atividades voltadas à conscientização para um comportamento mais responsável no trânsito.

A escolha do mês foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011, estabelecendo que este seria o mês dedicado ao balanço das ações no mundo todo. Já a cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito.

A mobilização foi pensada na esteira de outros movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, campanhas de combate ao câncer e por conta disto, manteve o laço como símbolo. Só que em amarelo, que é a cor que no trânsito representa atenção.

De acordo com dados do Detran, os acidentes de trânsito são a segunda causa de mortes no país. Em Goiás, em 2014, foram registrados 2115 óbitos. No tratamento de vítimas de acidentes, foram investidos, no Estado, R$ 9,8 milhões. Entre os maiores fatores de riscos estão o excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização e à legislação de trânsito, o que revela que grande parte desses acidentes poderia ser evitada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.