Quem nunca se sentiu inseguro ao abastecer em algum estabelecimento, que atire a primeira pedra. Os cuidados devem ser os mais variados, tanto para evitar problemas com combustível adulterado, quanto para evitar riscos de explosão ou incêndio, alerta o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária).
Pelo fato desta ser uma tarefa corriqueira, muitas vezes, podemos ficar distraídos e não dar importância a detalhes que fazem toda a diferença ao se dirigir a um posto de gasolina.
A primeira dica, de acordo com o OBSERVATÓRIO, é sempre buscar um posto de sua confiança ou abastecer em postos com bandeira. “Antes mesmo de entrar em um posto de gasolina, dê uma boa olhada no local, os preços dos combustíveis devem estar bem expostos e legíveis, bem como o quadro de aviso da ANP (Agência Nacional de Petróleo) contendo a razão social do posto, o vínculo com a agência e os respectivos telefones de contato”.
Informe ao frentista o tipo de combustível adequado para seu veículo e fique atento: veja se a bomba está zerada e observe os valores durante o abastecimento. “Procure saber quantos quilômetros seu veículo faz com o litro de combustível, pois isso pode ajudá-lo a saber se houve adulterações. Caso desconfie de um determinado posto, você pode pedir os testes de qualidade e de quantidade, é um direito seu”, defende a entidade de segurança viária.
Alguns procedimentos para abastecer com segurança são necessários:
- é preciso estar atento e respeitar as indicações de segurança expostas nos postos: não fumar, não falar ao celular e nem deixar o veículo ligado, além de tomar o cuidado de não entrar e sair do carro durante o abastecimento, pois as batidas de porta podem gerar faíscas.
- Em pé do lado de fora do veículo, libere a eletricidade estática acumulada tocando em qualquer parte da lataria. Os vapores dos combustíveis são altamente inflamáveis, mesmo em pequenas quantidades, então evite riscos.
- Após o abastecimento, verifique se a tampa de combustível está fechada corretamente.
- Ao dirigir-se ao posto para abastecer o veículo, aproveite para fazer a calibragem dos pneus do seu veículo e verificar itens como nível do óleo, a água, entre outros.
A segurança é uma responsabilidade do condutor que pode, com comportamentos preventivos e adequados, ampliar a proteção de todos.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.