Matérias

Cuide bem de suas películas

Escrito por Portal ONSV

15 JAN 2014 - 18H04

"Cuide

Ela está presente na maioria da frota que trafega por todo o País e virou praticamente um item adotado pelos motoristas como medida de segurança. Mas poucos motoristas sabem que as películas têm prazo de validade, normalmente indicado na nota fiscal concedida pela empresa que realizou a instalação. Quando não está em perfeita condições de uso, a película, além de evitar a proteção térmica ao veículo, também compromete a dirigibilidade. De um modo geral, as películas de boa qualidade podem durar de três a dez anos.

As películas que reduzem a transmissão de luz para o interior dos carros foram criadas inicialmente para proteger o veículo da incidência dos raios UVA e UVB. A Resolução n° 254/2007 do Conselho Nacional de Trânsito é clara ao especificar que a transmissão luminosa não pode ser inferior a 75% para vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros necessários às condições de dirigibilidade.

Reconhecer os sinais de desgaste pode ser mais fácil do que se imagina. Um deles é o descolamento. Outra indicação de que o prazo de validade se esgotou é a formação de bolhas.  José Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, organização não governamental sem fins lucrativos que atua como agente propagador de ações de segurança viária e veicular, observa que o Brasil é um dos poucos países no mundo onde a película é adotada em massa. Mas recomenda que a instalação seja feita em empresas com referências.

“Não há uma regularidade no mercado em torno da durabilidade da película. É preciso prestar atenção ao prazo da garantia estabelecido pela empresa que faz a instalação, que está em torno de dois anos”, comenta Ramalho.

Para retardar a troca da película, evite:

    t

  • Usar produtos abrasivos ou à base de amoníaco para limpeza;
  • t

  • Adquirir produtos sem referências;
  • t

  • Deixar o carro exposto regularmente ao sol e à chuva.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.