Desafios da Década pela Segurança no Trânsito terão debate em Brasília

O diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), José Aurelio Ramalho, participará no próximo dia 9, quinta-feira, do III EMDS (Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável), que tem como temática: “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo. O evento, organizado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), acontece a partir desta terça, dia 7, e prossegue até o dia 9 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimaraes, em Brasília-DF.
Ramalho integrará a mesa de debates “As cidades e a Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU - resultados e desafios. Participam da discussão os palestrantes Luis Carlos Mantovani Nespoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos); Paulo Carvalho, especialista em Transportes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Cheila Marina de Lima, consultora técnica da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes; Thiago França Cabral, secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (MT); Hugo Leal, deputado federal (PROS-RJ). Os debates serão mediados pelo moderador Carlos Tomé, secretário de Mobilidade do Governo do Distrito Federal.
“O Observatório sempre trabalhou com a premissa de que o trânsito acontece no município, ou seja, boas práticas podem sim ser implementadas em diversos municípios com perfis semelhantes, mas, os problemas são peculiares a cada cidade do país. Portanto, discutir as ações da Década para nossas cidades é sempre um desafio. Estamos para completar cinco anos da Década e não tenho dúvidas que cumprir a meta de redução de acidentes é um dos principais desafios dos atuais administradores públicos”, afirma Ramalho.
A proposta da mesa será refletir sobre a meta da ONU de se reduzir, no mínimo, 50% do número de vítimas no trânsito até 2020, abordando o que já foi realizado, mapeando os casos de sucesso, o que ainda pode ser feito e qual o preço de não se atingir a meta.
O debate começa às 9h e prosseguirá até as 10h30. A mesa será realizada na Sala 13, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que fica no SDC Eixo Monumental - Lote 05, Brasília (DF).

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.