Matérias

Desafios da Década pela Segurança no Trânsito terão debate em Brasília

Escrito por Portal ONSV

07 ABR 2015 - 16H40

"Desafios

O diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), José Aurelio Ramalho, participará no próximo dia 9, quinta-feira, do III EMDS (Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável), que tem como temática: “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo. O evento, organizado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), acontece a partir desta terça, dia 7, e prossegue até o dia 9 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimaraes, em Brasília-DF.

Ramalho integrará a mesa de debates “As cidades e a Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU - resultados e desafios. Participam da discussão os palestrantes Luis Carlos Mantovani Nespoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos); Paulo Carvalho, especialista em Transportes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Cheila Marina de Lima, consultora técnica da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes; Thiago França Cabral, secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (MT); Hugo Leal, deputado federal (PROS-RJ). Os debates serão mediados pelo moderador Carlos Tomé, secretário de Mobilidade do Governo do Distrito Federal.

“O Observatório sempre trabalhou com a premissa de que o trânsito acontece no município, ou seja, boas práticas podem sim ser implementadas em diversos municípios com perfis semelhantes, mas, os problemas são peculiares a cada cidade do país. Portanto, discutir as ações da Década para nossas cidades é sempre um desafio. Estamos para completar cinco anos da Década e não tenho dúvidas que cumprir a meta de redução de acidentes é um dos principais desafios dos atuais administradores públicos”, afirma Ramalho.

A proposta da mesa será refletir sobre a meta da ONU de se reduzir, no mínimo, 50% do número de vítimas no trânsito até 2020, abordando o que já foi realizado, mapeando os casos de sucesso, o que ainda pode ser feito e qual o preço de não se atingir a meta.

O debate começa às 9h e prosseguirá até as 10h30. A mesa será realizada na Sala 13, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que fica no SDC Eixo Monumental - Lote 05, Brasília (DF).

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.