A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Cabedelo, município no estado da Paraíba, na gestão de Inácio Bento Morais, por meio da Coordenação da Educação para o Trânsito, realizou algumas ações em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Todas essas ações foram coordenadas pela Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de SegurançaViária e coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob, Abimadabe Vieira.
Em 19 de novembro, foi solicitada uma sessão especial solene, em formato virtual, com o intuito de discutir políticas públicas para as vítimas de trânsito e seus familiares. A sessão foi realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa e Assembleia Legislativa, com a presença do Secretário Adjunto da Semob de Cabedelo, Thiago Dias, do vereador Marcos Henriques e do deputado estadual Taciano Diniz.
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28754,28755" img_size="full"][vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"]
No dia 21 de novembro, foi realizado em Mangabeira, bairro de João Pessoa, na capital da Paraíba, um ato público em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, com a presença da sociedade civil e organizada. Participaram também do evento, autoridades locais, como o deputado federal Efraim Filho. O ato teve como objetivo apresentar e sensibilizar a população sobre a importância da data, além de conscientizar as pessoas sobre as atitudes e comportamentos adequados no trânsito.
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28756" img_size="full"][vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"]
Foi realizado no dia 29 de novembro, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Cabedelo, na gestão de Murilo Suassuna, ato público para marcar a data em Memória às Vítimas de Trânsito. O evento teve como objetivo conscientizar a população acerca do grande número de vítimas de trânsito diariamente. O ato contou com diversas homenagens como toque de silêncio e ato com a participação de alunos do Hebreus Colégio e Curso, na Praça Getúlio Vargas, em Cabedelo, município participante do Programa Laço Amarelo.
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28757,28758,28759,28760,28761" img_size="full"][vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"]
Em 30 de novembro, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo/SEMOB, por meio da Coordenação da Educação para o Trânsito promoveu uma palestra para o 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro de João Pessoa/PB. O tema da palestra foi “Segurança no Trânsito, Direção Defensiva e Primeiros Socorros para motociclistas e demais condutores do Exército Brasileiro”. Foram cerca de 100 pessoas contempladas pela formação.
Na ocasião, os membros da Associação Paraibana de Voluntários Guarvi – Guardiões da Vida, deram dicas de primeiros socorros, e o diretor de Transporte da Semob Cabedelo, Pedro Henrique, falou sobre direção defensiva para motociclistas.
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28762,28763,28764,28765,28766,28767" img_size="full"]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.