Dicas da Observadora Certificada: “Ciclistas e a pandemia”
A primeira Dicas da Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária de 2021, é escrita por Stefania Alvise, Observadora Certificada em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, e tem como tema o ciclista e o período de pandemia da covid-19.
Com a pandemia, o isolamento social exigiu das pessoas novas estratégias para conviver e até se exercitar. Desta maneira, muitos colocaram em prática aquela antiga proposição de pedalar. Todos nós sabemos que as bicicletas são meios de transporte ecologicamente corretos e contribuem para a saúde física e mental do ciclista, fortalece o sistema respiratório, cardiovascular e muscular, trabalha a concentração, a atenção e o foco. Além disso, podemos verificar que o uso de celular enquanto as pessoas pedalam é quase zero, elas preferem tirar fotos de paisagens e selfies quando estão paradas.
É uma atividade saudável que pode ser realizada de maneira individual ou em grupo, seguindo todos os protocolos exigidos devido à pandemia. Muitas pessoas já migraram para este tipo de transporte pela economia no tempo e pelos benefícios à saúde. Porém, há falta de lugares específicos para estacionamento de bicicletas, ciclovias que permitam o trânsito dos usuários em segurança e a falta de respeito dos condutores de veículos que, muitas vezes, ao invés de manterem o distanciamento de 1,5m (previsto no art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97), colocam os ciclistas em risco, jogando-os para fora ou apertando-os nas vias. Estes por sua vez, também devem seguir as regras de trânsito, se não houver ciclovias, procurar pedalar sempre à direita, enfileirados, utilizar os equipamentos de proteção adequados à atividade como capacete, luzes de sinalização, adesivos refletivos nos pedais, pneus, frente e trás, além de buzina e espelho retrovisor. O correto para a bicicleta, que também é um veículo, é circular sempre na mão de direção da via, tudo isso para sua própria segurança.
As estatísticas de acidentes envolvendo ciclistas possuem família, sentimentos e sonhos interrompidos! O respeito mútuo começa por nós, cidadãos! Quando exigimos melhora nas condições das vias, ciclovias que sejam eficazes e úteis, interligando pontos estratégicos das cidades, baseados em estudos de mobilidade urbana para que a população possa, sem medo, usufruir para lazer ou ir ao trabalho, estamos vivendo momentos de transformações importantes e o “novo normal” exige responsabilidade individual em prol do coletivo. No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!
Stefania Alvise – Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em Poços de Caldas- MG
Foto de Vlad Fonsark no Pexels

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.