Matérias

Dicas do Observador: segurança no trânsito, uma questão de valores

Escrito por Portal ONSV

25 FEV 2021 - 09H06

Sonho de muitos jovens, necessidade de outros, a Carteira Nacional de Habilitação continua sendo um desejo e um desafio.

Aqui no Brasil o processo de formação de novos condutores está previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e regulamentado por Resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Dentre os requisitos, é preciso ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, frequentar aulas teóricas e práticas e ser aprovado em exames.

O que chama a atenção é o fato de que mesmo com um processo que visa formar e preparar o novo condutor para conduzir com segurança, o Brasil não consegue atingir esse objetivo. A prova disso é o alto número de vítimas, inclusive fatais, decorrentes de sinistros de trânsito. Dados do Ministério da Saúde dão conta de que cerca de 37% das vítimas fatais tem entre em 20 e 39 anos.

Então, qual é o problema? O que pode ser feito para reduzir os números de sinistros de trânsito e tantas vítimas?

Sabendo que o trânsito é o maior ambiente de interação humana que existe, o comportamento adequado e uma conduta correta são fundamentais para elevar a segurança e diminuir a violência nesse espaço coletivo.

E por ser um espaço de uso coletivo a prática de valores é essencial, é preciso ver o outro como alguém que, como eu, tem interesses e necessidades e que não cabe a mim julgá-lo.

Quer ajudar o trânsito a ser menos violento, mais seguro e preservar vidas? Então anota aí!

- Nada de pressa. Organize-se o máximo possível antes de sair de casa. Saiba os horários do transporte público, elabore seu trajeto e veja antes as condições do trânsito.

- Pratique a solidariedade, o perdão, a paciência, a compreensão, a empatia.

Um trânsito mais seguro e menos violento, só depende de nós!

Maurício Pontello - Observador Certificado e integrante do Núcleo Jurídico.

Photo by Tobi from Pexels

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.