Dicas para viagem segura durante a noite
OBSERVATÓRIO elenca seis atitudes que não devem ser esquecidas pelas pessoas que gostam (ou precisam) de viajar no período noturno
Tranquilidade, silêncio nas estradas, temperatura mais agradável, menor fluxo de veículos e risco de engarrafamento bem reduzido. Viajar durante a noite tem mesmo muitas vantagens. Mas tem, também, desvantagens como a baixa visibilidade, que é um fator de risco para acidentes, e menor segurança. Lembre-se, ainda, que a visão periférica é reduzida durante a noite, assim como a capacidade de avaliar distâncias.
Se, apesar disso, você considerar as vantagens como preponderantes e preferir mesmo viajar durante a noite, considere algumas dicas que o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária elenca abaixo para uma viagem segura e dirija sempre de modo responsável, priorizando não apenas a sua vida, como também a de quem transporta e, ainda, dos que compartilham as vias com você:
- Esteja descansado ao sair de casa. Procure dormir bem antes de iniciar a viagem.
- É aconselhável conhecer bem o roteiro para ter ciência dos trechos que podem oferecer riscos e os que são seguros.
- Se a viagem for longa, planeje as paradas que terá de fazer para descanso.
- Verifique, antes de sair, as condições mecânicas de seu carro. Faça um check-up em faróis, setas, limpador de para-brisa, pneus, freios, estepe, triângulo, macaco, etc. O para-brisa deve estar limpo por dentro e por fora e todos os itens de segurança devem estar em perfeito funcionamento.
- Não esqueça de abastecer seu veículo, já que, se representa transtorno durante o dia, uma pane seca à noite é ainda pior.
- Nunca pare no acostamento. Não é seguro, e você ainda corre o risco de provocar um acidente. Em ande parte das rodovias brasileiras existe postos de combustíveis em distâncias regulares nos quais é possível estacionar o veículo, comer, tomar um café e descansar. Há, ainda, os refúgios especialmente criados para paradas momentâneas, são mais seguros e pensados para este fim.

DIA MUNDIAL DO SONO 17 DE MARÇO
Medicina do Sono tem por objeto de estudo um estado fisiológico do organismo humano que ocorre com periodicidade – ritmo circadiano – a cada 24h. Nesse período, nosso organismo tem um funcionamento muito ativo, essencial para a saúde, porém diferente do momento de consciência.

MULHERES SEGURAS NO TRÂNSITO
Mulheres seguras no trânsito. Uma conversa sobre como as mulheres podem ajudar a fortalecer a cultura da segurança viária para toda sociedade.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.