Matérias

DIVINÓPOLIS/MG RECEBE OS LIVROS DO PROGRAMA EDUCA

Escrito por Portal ONSV

08 NOV 2021 - 10H44

A Prefeitura de Divinópolis, município do estado de Minas Gerais, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação) em parceria com a Settrans (Secretaria de trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana), realizou na última sexta-feira (05), uma cerimônia de entrega dos materiais do projeto piloto do Programa Educa.

O Programa Educa é um projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), em prol da educação para o trânsito, sua implantação visa abordar no ensino fundamental das escolas públicas o ensino da educação no trânsito, de modo a complementar a educação das crianças.

Em Divinópolis, as escolas que receberam os materiais didáticos durante a cerimônia foram: Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira; Escola Municipal João Severino de Azevedo; Escola Municipal Dona Maria Rosa e Escola Municipal São Geraldo. Segundo o prefeito, Gleidson Azevedo, a implantação desse programa será muito importante. “Vamos conseguir diminuir o número de acidentes no trânsito através do respeito e da educação. Começando a educar as crianças, elas serão melhores condutores do futuro”, ressaltou.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, esse programa veio para somar na educação e no trânsito. “Esse projeto será de grande importância complementar a grade curricular dos nossos alunos, pois ele se alinha com as matérias que já são abordadas na escola, quando ensina diferença entre zona rural e zona urbana, ele se alinha com a geografia e com ela se alinha a história, o português e até mesmo a matemática”, reforçou.

Segundo a secretária da Educação, Andreia Dimas, sempre foi um desejo da educação implantar um projeto como este, idealizado pelo OBSERVATÓRIO. “É muito bom quando colocamos um projeto como este em prática, conseguir essa adesão é algo gratificante pois, esse programa vem para complementar a educação”, agradeceu.

De acordo com o secretário de Trânsito, Lucas Estevam, o município recebeu cerca de 1.144 livros que serão trabalhados com as turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, incluindo o manual do professor. “Para mim é muito importante estar falando do programa Educa, pois hoje é possível levar a educação no trânsito para dentro das escolas, é ainda mais gratificante por ser uma parceria entre as secretarias”, destacou.

A Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO, representante do Programa Educa e orientadora em Divinópolis, Rosely Eduvirgens, salientou que o programa Educa está chegando para acrescentar.

“O Projeto Piloto Educa foi idealizado pelo presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, possuindo um conteúdo alinhado com a prática pedagógica e todo definido entre os diversos temas transversais alinhados à grade curricular de ensino do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. Um esforço de articulação e de propósito dos Ministérios da Infraestrutura, do Ministério da Educação e ONSV, realizando um acordo de cooperação técnica, em especial, o empenho de nosso diretor de Planejamento, o General Jamil Megid Jr., que junto à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, conseguiu a viabilização dos livros físicos para todas as cidades participantes nesta etapa do projeto’, destacou Rosely.

De acordo com o diretor da Escola Municipal Dona Rosa, Eduardo Paulino, esse programa não beneficiará apenas os alunos, mas sim a toda a família. “Todo programa novo que vai beneficiar a escola nós abraçamos, porque acredito que devemos trazer novas oportunidades de crescimento para os nossos alunos”, completou.

Leia a matéria completa: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/10679/semed-e-settrans-realizam-entrega-de-material-escolar-do-programa-educa/

Fotos: Prefeitura de Divinópolis/MG

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28542,28543,28544,28545,28546" img_size="full"]

Mortes_no_transito_crescem_na_ultima_decada_pesquisa_fapesp
Entrevista

MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP

A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.

Imprudencia_no_transito_al_tv
Observadores Certificados

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO

A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.

Observador_certificado_mobilidade_urbana_recife_radio_jornal
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE

Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto