Matérias

Semana Nacional de Trânsito 2016: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro

Escrito por Portal ONSV

09 JUN 2016 - 12H17

"Eu Sou + 1 por um trânsito + seguro" segue a proposta do OBSERVATÓRIO veiculada durante o Movimento Maio Amarelo 2016

Diante da repercussão da campanha publicitária veiculada durante o Movimento Maio Amarelo 2016 pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu no final do mês de maio, o tema da Semana Nacional de Trânsito 2016 usando o mesmo slogan do Maio Amarelo: Eu sou +1 por um trânsito mais seguro”. A diferença foi a mudança na última palavra da frase, substituída de “humano” por “seguro”.

A campanha, desenvolvida pela Agência D4G, parceira do OBSERVATÓRIO para o Maio Amarelo desse ano chamou a atenção do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que entendeu que poderia dar continuidade ao tema, reforçando o conceito de que cada um deve fazer a sua parte. “A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária”, escreveu o Denatran em sua página oficial (www.denatran.gov.br).

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho a escolha pela campanha #eusou+1 nos enaltece e demonstra que os esforços do OBSERVATÓRIO estão no caminho certo. “Quando lançamos essa campanha, sabíamos que a sociedade em tempos de redes sociais recebe melhor a mensagem que inclui, que chama para a responsabilidade. Foi dessa forma que desenhamos esse conceito”, afirma Ramalho que reconhece o trabalho e esforço de todos os representantes do Movimento, Brasil afora. Hoje o Movimento conta com 18 representantes estaduais (AL/AM/BA/CE/ES/GO/MT/MS/MG/PA/PB/PR/PE/RJ/RS/RO/SC/SP/SE) que são escalados anualmente para durante o mês de maio auxiliarem nas ações em seus estados. Por serem pessoas que já atuam no meio, em diversas áreas, foram convidados e aceitaram o desafio. Eles dão exemplo diariamente e não medem esforços para levar a conscientização para um trânsito mais seguro para todos os municípios.

Já o publicitário Luiz Eduardo Soutello, diretor da Agência D4G, a continuidade do conceito #eusou+1 para a Semana Nacional é o reconhecimento de que somente o “individual pode mudar o coletivo”. Para Luiz Eduardo, “na prevenção comportamental, não existe uma ação coletiva e sim individual. A permanência desse trabalho é um convite a todos os cidadãos no processo de soma para a melhoria da sociedade”, afirma Luiz Eduardo. Ele ainda explica que, ver o poder público abraçar uma proposta da sociedade civil é um estímulo para continuar buscando uma linguagem que sensibilize cada vez mais o indivíduo.

Com essa definição, todos os integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) deverão trabalhar durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, o slogan: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/202: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Para o Denatran, “o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença”!

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.