Matérias

Semana Nacional de Trânsito 2016: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro

Escrito por Portal ONSV

09 JUN 2016 - 12H17

"Eu Sou + 1 por um trânsito + seguro" segue a proposta do OBSERVATÓRIO veiculada durante o Movimento Maio Amarelo 2016

Diante da repercussão da campanha publicitária veiculada durante o Movimento Maio Amarelo 2016 pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu no final do mês de maio, o tema da Semana Nacional de Trânsito 2016 usando o mesmo slogan do Maio Amarelo: Eu sou +1 por um trânsito mais seguro”. A diferença foi a mudança na última palavra da frase, substituída de “humano” por “seguro”.

A campanha, desenvolvida pela Agência D4G, parceira do OBSERVATÓRIO para o Maio Amarelo desse ano chamou a atenção do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que entendeu que poderia dar continuidade ao tema, reforçando o conceito de que cada um deve fazer a sua parte. “A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária”, escreveu o Denatran em sua página oficial (www.denatran.gov.br).

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho a escolha pela campanha #eusou+1 nos enaltece e demonstra que os esforços do OBSERVATÓRIO estão no caminho certo. “Quando lançamos essa campanha, sabíamos que a sociedade em tempos de redes sociais recebe melhor a mensagem que inclui, que chama para a responsabilidade. Foi dessa forma que desenhamos esse conceito”, afirma Ramalho que reconhece o trabalho e esforço de todos os representantes do Movimento, Brasil afora. Hoje o Movimento conta com 18 representantes estaduais (AL/AM/BA/CE/ES/GO/MT/MS/MG/PA/PB/PR/PE/RJ/RS/RO/SC/SP/SE) que são escalados anualmente para durante o mês de maio auxiliarem nas ações em seus estados. Por serem pessoas que já atuam no meio, em diversas áreas, foram convidados e aceitaram o desafio. Eles dão exemplo diariamente e não medem esforços para levar a conscientização para um trânsito mais seguro para todos os municípios.

Já o publicitário Luiz Eduardo Soutello, diretor da Agência D4G, a continuidade do conceito #eusou+1 para a Semana Nacional é o reconhecimento de que somente o “individual pode mudar o coletivo”. Para Luiz Eduardo, “na prevenção comportamental, não existe uma ação coletiva e sim individual. A permanência desse trabalho é um convite a todos os cidadãos no processo de soma para a melhoria da sociedade”, afirma Luiz Eduardo. Ele ainda explica que, ver o poder público abraçar uma proposta da sociedade civil é um estímulo para continuar buscando uma linguagem que sensibilize cada vez mais o indivíduo.

Com essa definição, todos os integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) deverão trabalhar durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, o slogan: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/202: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Para o Denatran, “o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença”!

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.