Após a medida que suspendeu os radares móveis das rodovias federais, em 15 de agosto, conforme ordem do governo Bolsonaro, o número de mortos e feridos em acidentes nas rodovias cresceu, como revela a matéria do jornal O Estado de S. Paulo de 17 de dezembro. O diretor do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce, é ouvido pela reportagem.
Conforme dados da Policia Rodoviária Federal (PRF), compilados pela organização SOS Estradas, de agosto a outubro, o total de mortes aumentou 2% e o de feridos, 9,1%, comparados ao mesmo período de 2018. A mortalidade na malha federal apresenta tendência de queda desde 2011, e a justiça mandou o governo retomar a fiscalização com os equipamentos móveis no dia 14 de dezembro, mas na segunda-feira (16/12), o prazo foi adiado para o dia 23 deste mês.
Segundo comenta Francisco Garonce: “o motorista se sente livre para correr, o que aumenta o risco”, e complementa: “A sociedade quer ser livre para andar na velocidade que entender? Aí ela tem de ser esclarecida das consequências”, diz.
De janeiro a março, os registros de violência no trânsito estavam em queda de 7% nos óbitos e de 4,3% nos feridos, comparado ao mesmo período de 2018. De abril a julho, quando foi suspensa a instalação de equipamentos fixos de fiscalização, o total de mortes já havia aumentado 2,7%, na comparação com o ano anterior.
A justificativa do governo para a suspensão do uso dos radares móveis era “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”.
Leia a matéria em: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,apos-retirada-de-radares-cresce-n-de-mortos-e-feridos-nas-rodovias-federais,70003128096
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