Matérias

EM RECIFE/PE, MOTOCICLETAS GANHAM ÁREA EXCLUSIVA DE ESPERA

Escrito por Portal ONSV

07 NOV 2022 - 15H34

Observador Certificado comenta implantação de motoboxes em cruzamentos da capital do estado de Pernambuco

A Rádio Jornal de Pernambuco, destacou a iniciativa da CTTU de Recife, com a implantação das áreas exclusivas para motociclistas, os motoboxes, na Av. Governador Agamenon Magalhães. A reportagem, consultou o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, para saber sobre a eficácia da ação para o tráfego e para a redução de sinistros de trânsito na via.

Para garantir mais segurança viária aos motociclistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Sepul (Secretaria de Política Urbana e Licenciamento) e da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano), iniciou a implantação de motoboxes - áreas exclusivas para motociclistas - nos cruzamentos da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Ao todo, 20 cruzamentos da via terão motoboxes para garantir mais segurança viária para os condutores.

Para o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO, Emanoel Silva, a ação será eficaz na prevenção de sinistros de trânsito.

“A implantação desses motoboxes ou áreas de espera, é uma medida que foi inserida diretamente no Código de Trânsito Brasileiro, por meio da Lei 14.071 de 2020. É uma medida que certamente vai contribuir para a redução dos números de vítimas, tendo em vista que esses veículos acabam muitas vezes disputando espaço com os demais veículos de maior porte, posicionando muitas vezes em pontos cegos. O que ocasiona muitos desses sinistros de trânsito”, destacou Emanoel Silva.

De acordo com o Relatório de Segurança Viária do Recife sobre motociclistas, produzido pela PCR, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, 81% dos sinistros de trânsito com vítimas em 2021, envolveram motociclistas. Entre 2020 e 2021, o Recife registrou um aumento de 5% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas. Ainda assim, o número de vítimas fatais reduziu em 25%, o que representa uma diminuição das gravidades das ocorrências. Das 65,2% vítimas fatais motociclistas estão na faixa etária entre 20 e 39 anos, idade considerada economicamente ativa, o que pode gerar gastos tanto para os cofres públicos, quanto para as famílias envolvidas.

O Observador Certificado destacou ainda que em Fortaleza, onde os cruzamentos estão sinalizados com o motoboxes, foi identificada uma redução dos sinistros de trânsito com vítimas.

“A ação e implantação das áreas de espera exclusivas para motocicletas e similares será uma ação que terá muita eficácia para a diminuição dos números de sinistros de trânsito com esse tipo de veículo. Já temos um caso positivo que é o de Fortaleza, no qual teve essa redução desses números. O que demonstra que a priorização de ações voltadas a esse tipo de transporte que gera, todos os anos, um gasto enorme para os cofres públicos, é uma medida acertada e que, por ser uma medida preventiva, certamente terá um resultado muito positivo para a sociedade”, finalizou o Observador Certificado.

Ouça a matéria completa:

[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Radio_Jornal_Pernambuco_motoboxes_OC_Emanoel_Silva.mp3"][/audio]

 

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.