Matérias

EM RECIFE/PE, MOTOCICLETAS GANHAM ÁREA EXCLUSIVA DE ESPERA

Escrito por Portal ONSV

07 NOV 2022 - 15H34

Observador Certificado comenta implantação de motoboxes em cruzamentos da capital do estado de Pernambuco

A Rádio Jornal de Pernambuco, destacou a iniciativa da CTTU de Recife, com a implantação das áreas exclusivas para motociclistas, os motoboxes, na Av. Governador Agamenon Magalhães. A reportagem, consultou o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, para saber sobre a eficácia da ação para o tráfego e para a redução de sinistros de trânsito na via.

Para garantir mais segurança viária aos motociclistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Sepul (Secretaria de Política Urbana e Licenciamento) e da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano), iniciou a implantação de motoboxes - áreas exclusivas para motociclistas - nos cruzamentos da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Ao todo, 20 cruzamentos da via terão motoboxes para garantir mais segurança viária para os condutores.

Para o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO, Emanoel Silva, a ação será eficaz na prevenção de sinistros de trânsito.

“A implantação desses motoboxes ou áreas de espera, é uma medida que foi inserida diretamente no Código de Trânsito Brasileiro, por meio da Lei 14.071 de 2020. É uma medida que certamente vai contribuir para a redução dos números de vítimas, tendo em vista que esses veículos acabam muitas vezes disputando espaço com os demais veículos de maior porte, posicionando muitas vezes em pontos cegos. O que ocasiona muitos desses sinistros de trânsito”, destacou Emanoel Silva.

De acordo com o Relatório de Segurança Viária do Recife sobre motociclistas, produzido pela PCR, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, 81% dos sinistros de trânsito com vítimas em 2021, envolveram motociclistas. Entre 2020 e 2021, o Recife registrou um aumento de 5% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas. Ainda assim, o número de vítimas fatais reduziu em 25%, o que representa uma diminuição das gravidades das ocorrências. Das 65,2% vítimas fatais motociclistas estão na faixa etária entre 20 e 39 anos, idade considerada economicamente ativa, o que pode gerar gastos tanto para os cofres públicos, quanto para as famílias envolvidas.

O Observador Certificado destacou ainda que em Fortaleza, onde os cruzamentos estão sinalizados com o motoboxes, foi identificada uma redução dos sinistros de trânsito com vítimas.

“A ação e implantação das áreas de espera exclusivas para motocicletas e similares será uma ação que terá muita eficácia para a diminuição dos números de sinistros de trânsito com esse tipo de veículo. Já temos um caso positivo que é o de Fortaleza, no qual teve essa redução desses números. O que demonstra que a priorização de ações voltadas a esse tipo de transporte que gera, todos os anos, um gasto enorme para os cofres públicos, é uma medida acertada e que, por ser uma medida preventiva, certamente terá um resultado muito positivo para a sociedade”, finalizou o Observador Certificado.

Ouça a matéria completa:

[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Radio_Jornal_Pernambuco_motoboxes_OC_Emanoel_Silva.mp3"][/audio]

 

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.