Observador Certificado comenta implantação de motoboxes em cruzamentos da capital do estado de Pernambuco
A Rádio Jornal de Pernambuco, destacou a iniciativa da CTTU de Recife, com a implantação das áreas exclusivas para motociclistas, os motoboxes, na Av. Governador Agamenon Magalhães. A reportagem, consultou o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, para saber sobre a eficácia da ação para o tráfego e para a redução de sinistros de trânsito na via.
Para garantir mais segurança viária aos motociclistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Sepul (Secretaria de Política Urbana e Licenciamento) e da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano), iniciou a implantação de motoboxes - áreas exclusivas para motociclistas - nos cruzamentos da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Ao todo, 20 cruzamentos da via terão motoboxes para garantir mais segurança viária para os condutores.
Para o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO, Emanoel Silva, a ação será eficaz na prevenção de sinistros de trânsito.
“A implantação desses motoboxes ou áreas de espera, é uma medida que foi inserida diretamente no Código de Trânsito Brasileiro, por meio da Lei 14.071 de 2020. É uma medida que certamente vai contribuir para a redução dos números de vítimas, tendo em vista que esses veículos acabam muitas vezes disputando espaço com os demais veículos de maior porte, posicionando muitas vezes em pontos cegos. O que ocasiona muitos desses sinistros de trânsito”, destacou Emanoel Silva.
De acordo com o Relatório de Segurança Viária do Recife sobre motociclistas, produzido pela PCR, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, 81% dos sinistros de trânsito com vítimas em 2021, envolveram motociclistas. Entre 2020 e 2021, o Recife registrou um aumento de 5% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas. Ainda assim, o número de vítimas fatais reduziu em 25%, o que representa uma diminuição das gravidades das ocorrências. Das 65,2% vítimas fatais motociclistas estão na faixa etária entre 20 e 39 anos, idade considerada economicamente ativa, o que pode gerar gastos tanto para os cofres públicos, quanto para as famílias envolvidas.
O Observador Certificado destacou ainda que em Fortaleza, onde os cruzamentos estão sinalizados com o motoboxes, foi identificada uma redução dos sinistros de trânsito com vítimas.
“A ação e implantação das áreas de espera exclusivas para motocicletas e similares será uma ação que terá muita eficácia para a diminuição dos números de sinistros de trânsito com esse tipo de veículo. Já temos um caso positivo que é o de Fortaleza, no qual teve essa redução desses números. O que demonstra que a priorização de ações voltadas a esse tipo de transporte que gera, todos os anos, um gasto enorme para os cofres públicos, é uma medida acertada e que, por ser uma medida preventiva, certamente terá um resultado muito positivo para a sociedade”, finalizou o Observador Certificado.
Ouça a matéria completa:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Radio_Jornal_Pernambuco_motoboxes_OC_Emanoel_Silva.mp3"][/audio]
Foto: Josenildo Gomes/CTTU
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.