Não adianta morrer com razão, diz vice-presidente da Fenacor, Carlos Valle.Em Pernambuco, 11 mil pessoas já foram vítimas de acidentes com motos.
Um dos maiores problemas da Região Metropolitana do Recife é o trânsito, com o agravante do alto risco de acidentes. Em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, entre janeiro e maio de 2013, 11.324 pessoas se feriram em acidentes com motocicletas por motivos variados como falta de estrutura das estradas e imprudências dos condutores. Até as 13h desta terça-feira (3), um simpósio na Casa Rosada, no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, vai discutir a segurança dos motociclistas. Várias soluções serão debatidas durante toda a manhã, inclusive a formação dos condutores. De acordo com o vice-presidente Federação Nacional de Corretores de Automóveis (Fenacor), Carlos Valle, um dos grandes problemas é a qualidade da educação de trânsito dos motociclistas. "Todos os condutores deveriam passar por um processo de formação muito mais completo, muito mais aperfeiçoado. Do jeito que está, a gente vê que tudo o que acontece é consequência da falta de formação", explicou ele. Em acidentes com motociclistas, é comum ter pessoas gravemente feridas e até mesmo mortes. Para a coordenadora de Enfermagem do Samu, Janise Miranda, são comuns fraturas expostas e outros ferimentos que prejudiquem a vida profissional. "Isso vai fazer com que a vítima permanença muito tempo no hospital. A vida útil de trabalho dela perde porque ela está lá internada. Isso quando a lesão não é tão grave", afirmou, levando em consideração que muitos acidentes provocam até mortes. Janise Miranda explica também que, ao avistar um acidente de trânsito envolvendo moto, é preciso se aproximar da vítima e perguntar o que ela sente para poder passar informações corretamente para os médicos do Samu ou do Corpo de Bombeiros. "Temos recusos diferentes, temos a unidade básica e temos a UTI. Ligue para o 192, se aproxime da vítima e veja como está essa vítima para passar a situação". Apenas o socorrista deve retirar o capacete da vítima. Carlos Valle lembra também que não adianta saber quem estar certo ou errado em um acidente, é preciso ter cuidado com o outro. "O motociclista tem que aprender a ser visto, ter certeza que foi visto. Acho que a lição principal é essa. E não adianta morrer com razão", afirmou. O encontro começa às 8h30 na Casa Rosada, que fica localizada na Av. Santos Dumont, 657. Qualquer pessoa pode participar, principalmente dirigentes de sindicatos e de pessoas com interesse no assunto.
Fonte: Portal do Trânsito
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.