O Verão está se aproximando. Mas os dias de sol intenso chegaram praticamente juntos com a Primavera. Nas grandes, e até mesmo nas médias cidades, cuja frota de veículos só fez se ampliar nos últimos 10 anos (a estimativa é que tenha crescido 60% ), encontrar locais ideais para estacionar veículos tem sido mais difícil a cada dia. A saída, então, é deixá-los estacionados na rua mesmo.
Mas deixar o veículo ao relento não é uma boa opção, já que o clima quente pode trazer danos a ele. Além dos prejuízos decorrentes da exposição ao sol , outros agentes podem provocar danos à sua pintura, entre eles os dejetos de pássaros, eventual chuva ácida ou queda de granizo, além de seivas vegetais. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV orienta abaixo como minimizar os efeitos negativos do clima sobre veículos.
Exposto ao sol por longo período, por exemplo, o veículo pode ter, além da pintura danificada, comprometimento de outros componentes, mesmo eles estando localizados na parte interna, como os bancos, as partes e peças em plástico, o carpete, os puxadores e o painel, que certamente ficará ressecado.
Quando exposto ao sol, a temperatura no interior do veículo pode chegar a até 70º, o que pode também pode causar riscos à saúde do condutor. Veículos nas cores preta, azul, verde ou vermelho, é bom lembrar, retêm mais calor.
Se estacionado sob árvores, o veículo estará, fatalmente, sujeito a ser alvo dos dejetos de pássaros, o que, sabidamente, é extremamente nocivo à pintura. A queda de folhas e seiva de árvores, do mesmo modo, trará prejuízos. Chuva ácida corrói a pintura e o granizo causa danos à pintura.
Para proteção à saúde do condutor e dos ocupantes do veículo que ficar estacionado sob o sol, é aconselhável abrir os vidros e deixá-los por cerca de 2 minutos abertos, antes de sentar-se ao volante, para que seja expulso de seu interior a carga de benzeno acumulada. Se estiver parado à sombra, um veículo pode conter em seu interior entre 400 a 800 mg de benzeno. Já sob o sol, com temperatura superior a 16 graus, o nível de benzeno pode subir para 2000mg a 4000mg, ou seja, quase 40 vezes superior ao aceitável. O benzeno é uma substância utilizada na fabricação do plástico e nas colas aplicadas no interior do veículo.
Confira outras dicas:
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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