Último final de semana contou com duas ocorrências envolvendo motoristas que aparentavam sinais de embriaguez em Campinas/SP e Sumaré/SP
A reportagem do jornal SPTV 2ª Edição da EPTV Campinas, emissora afiliada à TV Globo, destacou o alto índice de sinistros de trânsito com suspeita de embriaguez registrado de janeiro a setembro deste ano no estado de São Paulo. A Coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Roberta Torres, foi consultada pela reportagem para comentar sobre os possíveis fatores que levaram às 194 ocorrências de trânsito, ontem (08).
Segundo dados do Detran (Departamento de Trânsito) de São Paulo, levantados pela reportagem da EPTV, de 01 de janeiro a 30 de setembro deste ano, em todo o estado foram contabilizados aproximadamente 21 sinistros de trânsito por mês, relacionados a álcool e direção.
Conforme explicou Roberta Torres, “o álcool é um depressor do nosso sistema, a gente, à medida que ingere qualquer quantidade de bebida alcoólica, vai necessariamente perder alguns elementos, como o seu tempo de reação, que vai ser maior, ou seja, muitas vezes aquele pedestre ou aquele ciclista, ou outro motorista que você não vai enxergar, os seus movimentos vão ficar mais lentos. Mesmo que a pessoa não perceba, ou mesmo que ela pense que isso não acontece”, destacou.
Ainda segundo a coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO: “Não é um problema você sair, passear, ir aproveitar, mas sim, a mistura da bebida alcoólica com a direção. A penalidade é o resultado do seu ato. Depois que aconteceu, então o acidente ou a morte, ele já aconteceu. O que a gente precisa sempre é pensar preventivamente. Que as pessoas tenham essa percepção de que, sim é arriscado e que sim, existem outras alternativas de você ir e vir com segurança. Seja por carona, por aplicativo, de ônibus, de táxi, enfim, ouras alternativas”, finalizou.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/10021739/
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.