Matérias

ESTADO DE SÃO PAULO REGISTRA 194 SINISTROS DE TRÂNSITO COM SUSPEITA DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE DE JANEIRO A SETEMBRO DE 2021

Escrito por Portal ONSV

09 NOV 2021 - 12H47

Último final de semana contou com duas ocorrências envolvendo motoristas que aparentavam sinais de embriaguez em Campinas/SP e Sumaré/SP

A reportagem do jornal SPTV 2ª Edição da EPTV Campinas, emissora afiliada à TV Globo, destacou o alto índice de sinistros de trânsito com suspeita de embriaguez registrado de janeiro a setembro deste ano no estado de São Paulo. A Coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Roberta Torres, foi consultada pela reportagem para comentar sobre os possíveis fatores que levaram às 194 ocorrências de trânsito, ontem (08).

Segundo dados do Detran (Departamento de Trânsito) de São Paulo, levantados pela reportagem da EPTV, de 01 de janeiro a 30 de setembro deste ano, em todo o estado foram contabilizados aproximadamente 21 sinistros de trânsito por mês, relacionados a álcool e direção.

Conforme explicou Roberta Torres, “o álcool é um depressor do nosso sistema, a gente, à medida que ingere qualquer quantidade de bebida alcoólica, vai necessariamente perder alguns elementos, como o seu tempo de reação, que vai ser maior, ou seja, muitas vezes aquele pedestre ou aquele ciclista, ou outro motorista que você não vai enxergar, os seus movimentos vão ficar mais lentos. Mesmo que a pessoa não perceba, ou mesmo que ela pense que isso não acontece”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO: “Não é um problema você sair, passear, ir aproveitar, mas sim, a mistura da bebida alcoólica com a direção. A penalidade é o resultado do seu ato. Depois que aconteceu, então o acidente ou a morte, ele já aconteceu. O que a gente precisa sempre é pensar preventivamente. Que as pessoas tenham essa percepção de que, sim é arriscado e que sim, existem outras alternativas de você ir e vir com segurança. Seja por carona, por aplicativo, de ônibus, de táxi, enfim, ouras alternativas”, finalizou.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/10021739/

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.