Matérias

Estudo do OBSERVATÓRIO de 2016 é incorporado nas propostas de mudanças do CTB

Escrito por Portal ONSV

16 DEZ 2019 - 14H02

A proposta traz regras para o trânsito de motocicletas nos chamados “corredores”

Apresentado em 2016, numa audiência pública na Câmara dos Deputados aos integrantes da CVT (Comissão de Viação e Transportes), a proposta do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre a permissão dos motociclistas trafegarem nos chamados “corredores”, ou seja, por entre os carros foi incluída na redação final do PL 3267/2019 que ainda será aprovada na CE (Comissão Especial) da Câmara. A sugestão, leva em conta a segurança não apenas dos motociclistas, mas também de pedestres e de outros condutores.

No final de 2016, essa proposta havia sido aprovada por unanimidade na CVT e criava “faixas virtuais exclusivas” para o trânsito de motocicletas em vias de grande circulação e também a fixação de velocidades máximas para esse tipo de veículo. A intenção é delimitar virtualmente o espaço para motocicletas entre a faixa da esquerda e a primeira da direita dos carros. Outra sugestão foi a de autorizar o uso desse espaço virtual apenas em condições de trânsito lento e/ou parado e limitar a velocidade nesses ‘corredores’ a 40km/h. O projeto também contempla, orientar os motociclistas que, nos casos em que o trânsito estiver fluindo de forma compatível com a via, eles deverão ocupar o espaço na pista, atrás de outros veículos, ou seja, sem transitar pelo corredor.

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho a ideia não é incluir novas formas de penalidades aos motociclistas, mas sim de estipular regras claras a respeito de como devem transitar as motos nas situações de trânsito congestionado ou lento, visando a segurança de todos.

O PL 3267/2019 que muda várias regras do CTB vem sendo discutido pela CE desde agosto e está em fase final de aprovação. No último sábado, dia 14, Ramalho falou ao Jornal Nacional sobre essa proposta.

Veja a matéria completa aqui:

https://globoplay.globo.com/v/8166892/programa/

Brasilia_segunda_capital_com_mais_infracoes_15_anos_lei_seca
Observadores Certificados

BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA

Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.

Campanha_transito_ideal_todos_episodios_disponiveis
Matérias

CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS

A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto