A proposta traz regras para o trânsito de motocicletas nos chamados “corredores”
Apresentado em 2016, numa audiência pública na Câmara dos Deputados aos integrantes da CVT (Comissão de Viação e Transportes), a proposta do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre a permissão dos motociclistas trafegarem nos chamados “corredores”, ou seja, por entre os carros foi incluída na redação final do PL 3267/2019 que ainda será aprovada na CE (Comissão Especial) da Câmara. A sugestão, leva em conta a segurança não apenas dos motociclistas, mas também de pedestres e de outros condutores.
No final de 2016, essa proposta havia sido aprovada por unanimidade na CVT e criava “faixas virtuais exclusivas” para o trânsito de motocicletas em vias de grande circulação e também a fixação de velocidades máximas para esse tipo de veículo. A intenção é delimitar virtualmente o espaço para motocicletas entre a faixa da esquerda e a primeira da direita dos carros. Outra sugestão foi a de autorizar o uso desse espaço virtual apenas em condições de trânsito lento e/ou parado e limitar a velocidade nesses ‘corredores’ a 40km/h. O projeto também contempla, orientar os motociclistas que, nos casos em que o trânsito estiver fluindo de forma compatível com a via, eles deverão ocupar o espaço na pista, atrás de outros veículos, ou seja, sem transitar pelo corredor.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho a ideia não é incluir novas formas de penalidades aos motociclistas, mas sim de estipular regras claras a respeito de como devem transitar as motos nas situações de trânsito congestionado ou lento, visando a segurança de todos.
O PL 3267/2019 que muda várias regras do CTB vem sendo discutido pela CE desde agosto e está em fase final de aprovação. No último sábado, dia 14, Ramalho falou ao Jornal Nacional sobre essa proposta.
Veja a matéria completa aqui:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.