Matérias

EXCESSO DE VELOCIDADE: MOTORISTAS SE ARRISCAM MAIS EM RUAS RESIDÊNCIAIS

Boa Noite Paraná apresenta dados obtidos com pesquisa realizada na parceria entre OBSERVATÓRIO e UFPR

Escrito por Portal ONSV

07 NOV 2023 - 11H50

O telejornal Boa Noite Paraná da RPC, afiliada à TV Globo no Paraná, destacou na última quinta-feira (02), a pesquisa realizada na parceria entre OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) que monitorou o comportamento dos motoristas em Curitiba, no estado do Paraná. O professor do Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, Jorge Tiago Bastos, falou sobre os resultados obtidos com a pesquisa à reportagem.

Conforme apresentou a reportagem, 32 motoristas de Curitiba e Região Metropolitana aceitaram o desafio de serem filmados durante 15 dias enquanto dirigiam. Ainda assim as câmeras instaladas nos veículos desses motoristas revelaram que muitos descumprem as leis de trânsito.

Dados revelados pela pesquisa destacam que os condutores andam acima da velocidade permitida na maior parte do tempo em que não há lentidão ou parada em semáforos, por exemplo. Nas vias rápidas, os motoristas excedem o limite por mais tempo.

“Em 76% do tempo em que os condutores estão nesse tipo de via, eles excedem a velocidade”, reforçou o professor do Departamento de Transportes da UFPR e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos.

Outra descoberta é que o comportamento é influenciado pelo tipo de via, por exemplo, motoristas se arriscam mais em ruas residenciais, com limite entre 30 e 40 Km/h, onde houve o maior número de registros de excesso de velocidade.

“Nós identificamos que naquela área mais diversas, com uso comercial, uso residencial e serviços, o excesso de velocidade é menor. Então nós também identificamos que onde há mais radares, evidentemente a menos excesso de velocidade. E outro aspecto importante também é que, há mais excesso de velocidade nas regiões de menor renda. As populações mais pobres também estão mais expostas a esse fator de risco do excesso de velocidade”, explicou o prof. Jorge Bastos.

De acordo com o membro do Conselho Deliberativo e fundador do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, o levantamento é inédito no Brasil e pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas.




“A gente está gerando um estudo para poder até acompanhar a evolução daquilo que está acontecendo de modificação no trânsito e isso, cria um histórico que possibilita a gente avaliar mudanças de comportamento que a gente tem e até, mudanças que aconteceram na mobilidade que podem ajudar. Então a base começa aqui, mas a ideia é nós expandirmos isso, levando esse resultado para outras partes do Brasil”, finalizou Mauro Gil.

Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12082872/

Acesse o estudo: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/estudo-motoristas-sao-mais-cuidadosos

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.