Matérias

EXCESSO DE VELOCIDADE: MOTORISTAS SE ARRISCAM MAIS EM RUAS RESIDÊNCIAIS

Boa Noite Paraná apresenta dados obtidos com pesquisa realizada na parceria entre OBSERVATÓRIO e UFPR

Escrito por Portal ONSV

07 NOV 2023 - 11H50

O telejornal Boa Noite Paraná da RPC, afiliada à TV Globo no Paraná, destacou na última quinta-feira (02), a pesquisa realizada na parceria entre OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) que monitorou o comportamento dos motoristas em Curitiba, no estado do Paraná. O professor do Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, Jorge Tiago Bastos, falou sobre os resultados obtidos com a pesquisa à reportagem.

Conforme apresentou a reportagem, 32 motoristas de Curitiba e Região Metropolitana aceitaram o desafio de serem filmados durante 15 dias enquanto dirigiam. Ainda assim as câmeras instaladas nos veículos desses motoristas revelaram que muitos descumprem as leis de trânsito.

Dados revelados pela pesquisa destacam que os condutores andam acima da velocidade permitida na maior parte do tempo em que não há lentidão ou parada em semáforos, por exemplo. Nas vias rápidas, os motoristas excedem o limite por mais tempo.

“Em 76% do tempo em que os condutores estão nesse tipo de via, eles excedem a velocidade”, reforçou o professor do Departamento de Transportes da UFPR e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos.

Outra descoberta é que o comportamento é influenciado pelo tipo de via, por exemplo, motoristas se arriscam mais em ruas residenciais, com limite entre 30 e 40 Km/h, onde houve o maior número de registros de excesso de velocidade.

“Nós identificamos que naquela área mais diversas, com uso comercial, uso residencial e serviços, o excesso de velocidade é menor. Então nós também identificamos que onde há mais radares, evidentemente a menos excesso de velocidade. E outro aspecto importante também é que, há mais excesso de velocidade nas regiões de menor renda. As populações mais pobres também estão mais expostas a esse fator de risco do excesso de velocidade”, explicou o prof. Jorge Bastos.

De acordo com o membro do Conselho Deliberativo e fundador do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, o levantamento é inédito no Brasil e pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas.




“A gente está gerando um estudo para poder até acompanhar a evolução daquilo que está acontecendo de modificação no trânsito e isso, cria um histórico que possibilita a gente avaliar mudanças de comportamento que a gente tem e até, mudanças que aconteceram na mobilidade que podem ajudar. Então a base começa aqui, mas a ideia é nós expandirmos isso, levando esse resultado para outras partes do Brasil”, finalizou Mauro Gil.

Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12082872/

Acesse o estudo: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/estudo-motoristas-sao-mais-cuidadosos

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.