Matérias

FAIXA AZUL: OBSERVATÓRIO APOIA AÇÃO DA CET QUE IMPLANTA FAIXA ESPECIAL PARA MOTOCICLETAS NA CAPITAL DE SÃO PAULO

Escrito por Portal ONSV

25 FEV 2022 - 09H51

Projeto piloto visa reduzir sinistros de trânsito com lesões e mortes envolvendo motociclistas

A avenida 23 de Maio, na capital do estado de São Paulo, foi escolhida pela SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a implantação do projeto piloto Faixa Azul por tratar-se de uma via com alto volume de tráfego de motocicletas: 2.400 motos por hora, cerca de 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros de trânsito no local envolvendo motociclistas.

Implantada no início de 2022, a faixa possui seis quilômetros de extensão na Avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. A ação recebe o apoio do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que acredita em iniciativas como essa para a redução de sinistros de trânsito com lesões e mortes.

A criação da Faixa Azul destina-se ao uso de motocicletas, nas condições de trânsito lento, podendo utilizar as demais faixas. É uma sinalização de segurança localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 na Avenida 23 de Maio com objetivo de organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.

A utilização da sinalização proposta que é a junção do balizamento branco delimitando as faixas e a cor azul internamente ao balizamento – caracterizada pela vulnerabilidade do usuário motociclista -, propõe o compartilhamento de responsabilidade na condução de veículos e de motocicletas, estabelecendo o espaço a ser compartilhado. Espaço esse que não pertence a nenhum dos dois, automóveis ou motocicletas, e onde existem interações e que elas devem ser feitas sempre com cuidado especial, e trafegando em baixa velocidade.

[vc_separator type="small" position="center"][vc_video link="https://youtu.be/OOWPnFPY0Wc" align="center"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.