Projeto piloto visa reduzir sinistros de trânsito com lesões e mortes envolvendo motociclistas
A avenida 23 de Maio, na capital do estado de São Paulo, foi escolhida pela SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a implantação do projeto piloto Faixa Azul por tratar-se de uma via com alto volume de tráfego de motocicletas: 2.400 motos por hora, cerca de 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros de trânsito no local envolvendo motociclistas.
Implantada no início de 2022, a faixa possui seis quilômetros de extensão na Avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. A ação recebe o apoio do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que acredita em iniciativas como essa para a redução de sinistros de trânsito com lesões e mortes.
A criação da Faixa Azul destina-se ao uso de motocicletas, nas condições de trânsito lento, podendo utilizar as demais faixas. É uma sinalização de segurança localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 na Avenida 23 de Maio com objetivo de organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.
A utilização da sinalização proposta que é a junção do balizamento branco delimitando as faixas e a cor azul internamente ao balizamento – caracterizada pela vulnerabilidade do usuário motociclista -, propõe o compartilhamento de responsabilidade na condução de veículos e de motocicletas, estabelecendo o espaço a ser compartilhado. Espaço esse que não pertence a nenhum dos dois, automóveis ou motocicletas, e onde existem interações e que elas devem ser feitas sempre com cuidado especial, e trafegando em baixa velocidade.
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