Matérias

FAIXA AZUL: OBSERVATÓRIO APOIA AÇÃO DA CET QUE IMPLANTA FAIXA ESPECIAL PARA MOTOCICLETAS NA CAPITAL DE SÃO PAULO

Escrito por Portal ONSV

25 FEV 2022 - 09H51

Projeto piloto visa reduzir sinistros de trânsito com lesões e mortes envolvendo motociclistas

A avenida 23 de Maio, na capital do estado de São Paulo, foi escolhida pela SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a implantação do projeto piloto Faixa Azul por tratar-se de uma via com alto volume de tráfego de motocicletas: 2.400 motos por hora, cerca de 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros de trânsito no local envolvendo motociclistas.

Implantada no início de 2022, a faixa possui seis quilômetros de extensão na Avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. A ação recebe o apoio do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que acredita em iniciativas como essa para a redução de sinistros de trânsito com lesões e mortes.

A criação da Faixa Azul destina-se ao uso de motocicletas, nas condições de trânsito lento, podendo utilizar as demais faixas. É uma sinalização de segurança localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 na Avenida 23 de Maio com objetivo de organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.

A utilização da sinalização proposta que é a junção do balizamento branco delimitando as faixas e a cor azul internamente ao balizamento – caracterizada pela vulnerabilidade do usuário motociclista -, propõe o compartilhamento de responsabilidade na condução de veículos e de motocicletas, estabelecendo o espaço a ser compartilhado. Espaço esse que não pertence a nenhum dos dois, automóveis ou motocicletas, e onde existem interações e que elas devem ser feitas sempre com cuidado especial, e trafegando em baixa velocidade.

[vc_separator type="small" position="center"][vc_video link="https://youtu.be/OOWPnFPY0Wc" align="center"]

Webinar_lei_seca
Webinar

WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.

Programa_Observador_Certificado_Delcides_Araujo
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.

Radares_em_Campinas_SP
Observadores Certificados

A PEDIDO DE MORADORES, PREFEITURA DE CAMPINAS/SP INSTALA MAIS RADARES NA CIDADE

A manchete do portal “A Cidade On – Campinas” de ontem (23), destacou que, se opondo à ideia amplamente disseminada de que radares compõem a indústria da multa, os moradores de Campinas, no interior de São Paulo, registraram de janeiro a outubro deste ano mais pedidos de instalação de radares na cidade, quando comparado ao ano de 2022. O Observador Certificado Edson Caetano foi consultado pela reportagem para comentar a eficiência desse equipamento de fiscalização.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto