Se você é do tipo de motorista que acha que dirigir é sempre um ato mecânico, igual a todo momento, independente da área em que circula, é melhor mudar esse conceito, em favor da sua segurança e a de todos. Além das questões que podem ser de ordem climática ou adversas (chuva, noite, anoitecer, entardecer)e interferem na sua postura na condução, dirigir em cada local pode exigir comportamentos diferenciados pelas particularidades de relevo ou topografia da via.
Em outras palavras, as características topográficas de cada estrada podem envolver algum tipo de risco e isso é que determinará a sua postura na direção.
Para exemplificar, dirigir em montanhas, morros, ladeiras, podem aumentar o risco de acidentes nas descidas e subidas acentuadas, potencializar o perigo nas curvas e tornar as ultrapassagens ainda mais arriscadas. Mas se o relevo é plano e a estrada/rodovia com longas retas, o trajeto monótono também pode levar ao sono e induzir a altas velocidades, ampliando os riscos.
Já nas vias estreitas, de pista única, a regulagem mais baixa da velocidade é outra exigência e, neste tipo de estradas, é importante também evitar ultrapassagens.
Alguns trajetos exigem até dos motoristas mais experientes muito cuidado; agora, imaginem os condutores recém-habilitados, que ainda não vivenciaram nenhuma vez aquela realidade ou a estarão experimentando pela primeira vez?
Como não podemos muitas vezes fazer trajetos alternativos para um determinado destino, que pode ser cheio de perigos, o melhor será sempre apostar na prudência e no cuidado.
Outros aspectos relacionados ao relevo que podem trazer riscos dizem respeito a trafegar em rodovias próximo às encostas, onde o perigo de deslizamento de terra é sempre possível, sobretudo no período de chuvas.
Assim como os deslizamentos de terra preocupam na hora de enfrentar determinadas rodovias; em outras, o simples desnível do piso, seja por ondulações causadas por excesso de carga, chuvas, ou mesmo pela diferença entre a pista e o acostamento, pode resultar em acidentes.
Para evitar enfrentar esses trajetos, sempre reduza a velocidade e fique muito atento ao entorno e ao terreno à frente.
Muita atenção, também, ao piso/pavimento da via
Pisos ou estradas sem asfalto podem gerar derrapagens, patinação e até perda do controle do veículo. Em momentos de chuva, eles estarão ainda mais escorregadios e perigosos, dificultando a tração do carro.
Dirigir em terrenos com terra muito fofa, após chuva, não é tarefa fácil pra nenhum motorista; pois o risco de ficar atolado em lamaçais é grande. Em situações como essa, a orientação é manter a velocidade do veículo em um patamar baixo e constante.
Enfim, em todas as condições citadas a orientação principal é a de analisar sempre as condições do trajeto que você vai circular e redobrar os cuidados quando os riscos forem identificados; lembrando que a velocidade potencializará os perigos; e, ainda, que alguns lugares exigem a circulação sob velocidade reduzida, muitas vezes, até abaixo da velocidade regulamentada em razão de condições adversas que podem estar relacionada ao clima, ao relevo e ao piso. Seja prudente!
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.