Matérias

Formação de condutores no Brasil pode sofrer mudanças

Escrito por Portal ONSV

10 JAN 2013 - 17H46

"Formação

O trânsito nas grandes e médias cidades brasileiras é algo que sem dúvida poderia melhorar muito mais. Considerado como um dos países que mais sofrem com os acidentes automobilísticos, o Brasil necessita urgentemente de uma mudança não somente na qualidade dos veículos e das pistas, mas também na formação de condutores.

Segundo José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, a quantidade de 20 horas de aulas práticas que o futuro condutor tem na autoescola é insuficiente para que ele possa de fato se tornar um bom motorista. Além disso, outro ponto discutido na audiência pública da Comissão de Viação e transporte da Câmara dos Deputados foi o índice de aprovação de 60% exigido das autoescolas para que pudessem continuar em funcionamento, que daria margem para uma mercantilização da aprovação.

Ainda nessa reunião, admitiu-se que a culpa pelo crescente número de acidentes de trânsito no país não é somente dos cidadãos, mas também da fiscalização insuficiente em estradas e autoescolas. Nessa audiência, o deputado Hugo Leal (PSC – RJ) anunciou a criação de um grupo específico para discutir e analisar a formação de condutores de veículos no país, o papel das autoescolas e a responsabilidade dos órgãos públicos nesse processo.

Com mais de 40 mil mortes todos os anos no trânsito, somos o quarto país com mais acidentes fatais. Parece que finalmente as autoridades brasileiras resolveram olhar para o problema e talvez, com um pouco de sorte e boa vontade, possamos reverter esse triste quadro.

POR EBENÉZER CARVALHO

Fonte: Seminovos

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.