Matérias

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro está pronta para uma nova legislatura

Escrito por Portal ONSV

23 MAR 2015 - 16H38

"Frente

Na presença de quase 200 pessoas entre autoridades, convidados e técnicos, foi realizada na última quinta-feira (19.03.2015) no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados (Brasília-DF) a cerimônia de reinstalação da FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro). Entre as autoridades presentes estavam a diretora geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Maria Alice Nascimento Souza, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o deputado federal e presidente da Frente, Hugo Leal, a deputada federal e vice-presidente da Frente, Cristhiane Yared, o diretor-geral do Detran-PR e atual presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), Marcos Trad e o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Alberto Angerami.

Cerca de 210 deputados e senadores integram a Frente nessa nova legislatura. Um dos principais objetivos da Frente será a luta pela implementação de um Plano Nacional de Ações e de um órgão nacional de segurança viária, para reforçar e unificar a segurança de trânsito no país, apoiando a decisão da ONU (Organização das Nações Unidas) e as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Em 2013, o Observatório protocolou junto a Casa Civil, Ministério das Cidades e Denatran, o estudo da criação da Agência Nacional de Segurança Viária com toda a viabilidade técnica de implementação desse órgão, com o intuito de congregar todas as questões de trânsito num só organismo.

Logo após o discurso do presidente da Frente, a mesa de autoridades foi ampliada e entre os convidados ao debate estava o diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), José Aurélio Ramalho que ressaltou a necessidade da continuação da reforma na formação do condutor no país. Para Ramalho, “a Frente deve entre outras ações, continuar intervindo para aprimorar a legislação de trânsito, com foco sempre na parte técnica e na melhoria da segurança viária”.

Além disso, o presidente do Observatório também lembrou aos presentes que já é tempo de programar ações para o Movimento Maio Amarelo. Todos os presentes receberam o pin do Movimento, distribuído pelo Observatório.

O Ministro Kassab desejou sucesso ao trabalho e manifestou a disposição de trabalhar em conjunto com a Frente Parlamentar. “Todos temos uma história triste envolvendo trânsito, e se queremos uma vida melhor temos que trabalhar nesse sentido”.

Segundo a diretora da PRF, Maria Alice Nascimento, um novo levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisas Aplicadas) mostra que, somente nas rodovias federais, o Brasil gastou mais de R$ 12,8 bilhões de reais com os acidentes de trânsito. Somente com os acidentes envolvendo vítimas fatais, o custo estimado pelo Instituto foi de R$ 664 milhões.

Também estiveram no evento os deputados André Moura (PSC/SE), Tenente Lúcio (PSB/MG), Júlio Lopes (PP/RJ), Sóstenes Cavalcante (PSD/RJ), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Keiko Otta (PSB/SP), Raquel Muniz (PSC/MG), Chico Lopes (PCdo B/CE), Jorge Silva (PROS/CE),  Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), Eduardo Cury (PSDB/SP), Wilson Filho (PTB/PB), Diego Garcia (PHS/PR), Bacelar (PTN/BA), Edinho Bez (PMDB/SC), Leopoldo Meyer (PSB/PR).

[gallery size="medium" link="file" ids="1380,1381,1382,1383,1384,1385,1386,1388,1389,1390,1391"]

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.