Matérias

Gestão do trânsito no Brasil precisa de mudanças

Escrito por Portal ONSV

05 JUN 2014 - 17H35

"Gestão

Cerca de 100 pessoas participaram do simpósio “Trânsito no Brasil – Identificação, Análise, Diagnóstico e Ações”, realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no último dia 30, no Rio de Janeiro. A reunião comemorou também o sucesso do Movimento Maio Amarelo e o encerramento das ações em todo país.

Durante seis horas, profissionais de diversas áreas discutiram o atual cenário do trânsito brasileiro e as perspectivas para o cumprimento das metas da Década de Ações para Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011.

Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório, a realização do Simpósio confirmou o que a maioria dos profissionais na área de trânsito já acreditam: dificilmente o Brasil conseguirá reduzir em 50% o atual número de mortes no trânsito do país até 2020.

Para tentar efetivamente mudar esse quadro, Ramalho acredita que os Governos (nas esferas municipal, estadual e federal) devem dedicar os esforços em três áreas distintas: dados e informação; integração e educação.

Para isso, é preciso “produzir diagnósticos confiáveis através de um banco de dados central, para executar as ações corretas com os focos; adotar ferramentas de gestão de forma a centralizar as políticas de segurança viária e dar continuidade às ações e focar a educação para o trânsito como formação de cidadãos, e rever todo o processo de formação de condutores”, explica o diretor-presidente.

Entre os palestrantes, esteve o deputado federal Hugo Leal, que participou do painel "As políticas públicas de segurança viária e a estrutura legislativa do Sistema Nacional de Trânsito". O parlamentar ressaltou que todos os temas relacionados ao trânsito e ao transporte precisam ser debatidos, tanto pelos órgãos e autoridades responsáveis quanto pela sociedade. “Este é um assunto que tem que ser colocado em pauta não somente ao longo de uma única semana, como acontece todos os anos, mas durante todos os dias do ano”, disse o deputado.

Além do deputado Hugo Leal e do diretor-presidente do Observatório José Aurélio Ramalho também palestraram o promotor de Justiça do Estado do Paraná, Dr. Cássio Honorato, o Tenente Coronel Israel Moura da Polícia Militar de Pernambuco, atualmente chefe da Diretoria de Gestão de Pessoas, o Tenente Coronel Ordeli Savedra Gomes, presidente do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito do Rio Grande do Sul e a assessora de Comunicação do Observatório, jornalista Daniela Gurgel.

[gallery columns="4" link="file" ids="1723,1724,1725,1726,1727,1728,1729,1730,1731,1732,1733,1735"]

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.