Matérias

OBSERVATÓRIO integra júri de “Jovens Inventores”, no Caldeirão do Huck

Escrito por Portal ONSV

18 ABR 2016 - 09H36

"paulo-caldeirao-banner"

Pela segunda vez, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária integrou o júri do Programa Caldeirão do Huck, dentro do quadro “Jovens Inventores”, que já está na sua quinta edição, na Rede Globo.

Paulo Guimarães, diretor técnico da entidade, participou do programa que foi ao ar no sábado passado, dia 16 de abril. O júri também contou com as presença do engenheiro mecânico Fernando Antonio Castro Pinto; e do ator, Bruno Gissoni.

Guimarães foi convidado para avaliar um projeto de dois estudantes de Conceição do Coité, na Bahia, que desenvolveram um sistema no qual motocicletas só podem ser acionadas (ligadas) a partir do momento no qual o condutor coloca o capacete na cabeça – no projeto, a ignição da moto é liberada só neste momento.

Os estudantes Marcelo Oliveira Pinto e Polyana Mascarenhas de Abreu desenvolveram o “capacete salva-vidas”, depois de um acidente com um colega, que foi salvo pelo equipamento. Polyana destacou que o mais interessante do projeto é a conscientização proposta com o produto. “Pra mim o mais importante é a vida e o quão importante é protegê-la, e o capacete tem esse papel de salvar e dar segurança”. Já Marcelo lembrou que uma das vantagens é que o sistema que libera a ignição só funciona com o capacete na cabeça do motociclista; então não adianta carregá-lo no cotovelo como muita gente faz nas ruas.

O ator Bruno Gissoni elogiou o projeto pelo atendimento à urgência de um importante problema que é a segurança do motociclista e ressaltou que trata-se um projeto contra o “jeitinho brasileiro”.

Guimarães também deu nota 10 à invenção e sugeriu a adoção de tecnologias como a do celular nos carros para que o invento possa ser usado em qualquer moto.

O jovem inventor Marcelo antecipou que a dupla já está pensando em desenvolver um capacete também para o carona, seguindo a mesma proposta.

Com a invenção aprovada pelos três jurados, os jovens levaram o prêmio de R$ 30 mil pela iniciativa.

Assista agora ao programa: http://globoplay.globo.com/v/4961967/

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.