Pela segunda vez, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária integrou o júri do Programa Caldeirão do Huck, dentro do quadro “Jovens Inventores”, que já está na sua quinta edição, na Rede Globo.
Paulo Guimarães, diretor técnico da entidade, participou do programa que foi ao ar no sábado passado, dia 16 de abril. O júri também contou com as presença do engenheiro mecânico Fernando Antonio Castro Pinto; e do ator, Bruno Gissoni.
Guimarães foi convidado para avaliar um projeto de dois estudantes de Conceição do Coité, na Bahia, que desenvolveram um sistema no qual motocicletas só podem ser acionadas (ligadas) a partir do momento no qual o condutor coloca o capacete na cabeça – no projeto, a ignição da moto é liberada só neste momento.
Os estudantes Marcelo Oliveira Pinto e Polyana Mascarenhas de Abreu desenvolveram o “capacete salva-vidas”, depois de um acidente com um colega, que foi salvo pelo equipamento. Polyana destacou que o mais interessante do projeto é a conscientização proposta com o produto. “Pra mim o mais importante é a vida e o quão importante é protegê-la, e o capacete tem esse papel de salvar e dar segurança”. Já Marcelo lembrou que uma das vantagens é que o sistema que libera a ignição só funciona com o capacete na cabeça do motociclista; então não adianta carregá-lo no cotovelo como muita gente faz nas ruas.
O ator Bruno Gissoni elogiou o projeto pelo atendimento à urgência de um importante problema que é a segurança do motociclista e ressaltou que trata-se um projeto contra o “jeitinho brasileiro”.
Guimarães também deu nota 10 à invenção e sugeriu a adoção de tecnologias como a do celular nos carros para que o invento possa ser usado em qualquer moto.
O jovem inventor Marcelo antecipou que a dupla já está pensando em desenvolver um capacete também para o carona, seguindo a mesma proposta.
Com a invenção aprovada pelos três jurados, os jovens levaram o prêmio de R$ 30 mil pela iniciativa.
Assista agora ao programa: http://globoplay.globo.com/v/4961967/
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.