Nova enquete aborda idade mínima para dirigir
Uma enquete no site do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) nas últimas semanas revelou que acidentes de trânsito com pessoas famosas influenciam o comportamento da maioria dos brasileiros no trânsito.
Mais de 90% do público que respondeu a pesquisa que abordava o uso do cinto de segurança no banco traseiro dos veículos afirmou que vai utilizar o equipamento de segurança agora, após ter acompanhado os recentes episódios de mortes na mídia.
A pergunta no site do OBSERVATÓRIO foi lançada após as mortes do cantor Cristiano Araujo e da sua namorada, Allana C. Pinto de Moraes, em 24 de junho; e, também, um mês após a morte do Nobel de Economia (1994), o matemático John Nash, de 86 anos, e da sua mulher, Alícia em New Jersey, nos Estados Unidos – os15 dois casais não usavam o cinto no banco traseiro.
Apenas 3% dos participantes desse levantamento disseram que não mudariam de atitude – ou seja, permanecerão sem colocar o cinto no banco de trás; e 5% manifestaram que talvez até mudassem de atitude, influenciados pelas ocorrências.
A enquete do OBSERVATÓRIO ficou 20 dias no ar e foi amplamente divulgada pelas redes sociais, em canais como o twitter e o facebook da entidade.
Segundo o pesquisador do OBSERVATÓRIO, Tiago Bastos, “não deveriam ser necessárias mortes para que a população se conscientizasse, de vez, que o cinto é um equipamento de preservação da vida, para a proteção de todos e que deve ser usado tanto na frente, como também no banco de trás; mas episódios tristes como estes sempre deixam lições pra todos”.
Idade mínima para dirigir é tema da nova enquete
Nesta semana, o OBSERVATÓRIO lançou uma nova enquete. E desta vez, o tema é Maioridade Penal X Código de Trânsito Brasileiro. O OBSERVATÓRIO quer ouvir a opinião da sociedade sobre a idade mínima para obter a permissão para dirigir ou seja para a conquista da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) – a PPD (Permissão para Dirigir).
A questão é: o trânsito é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Frente a esse dado, você acha que o brasileiro tem maturidade para dirigir aos 16 anos? Responda em nosso site!
Leia também em nosso site: a defesa do OBSERVATÓRIO pela manutenção da idade mínima de 18 anos para dirigir. Acesse o link: https://www.onsv.org.br/destaque/-246
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.