Multas por estacionamento irregular lideram as infrações mais aplicadas nesse período
O mestre em Engenharia de Transportes e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Luiz Britto Bastos, foi consultado pelo jornal Tribuna de Minas, para falar sobre os altos índices de multas registrados entre janeiro e abril de 2022. As multas por estacionamento irregular foram as mais aplicadas, seguidas por falta de registro em caso de transferência.
Durante o período de janeiro a abril deste ano, Juiz de Fora, em Minas Gerais, registrou 24.623 infrações de trânsito, segundo o Detran/MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) e diz respeito a todas as infrações lavradas no município, tanto em vias, quanto em rodovias estaduais e federais. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número representa aumento de cerca de 5% - cerca de 23.411 autuações emitidas em 2021.
A reportagem ainda alerta que esses dados podem ser maiores. Isso porque, entre 2019 e 2022, diversos radares da cidade ficaram sem funcionamento devido ao atraso de licitações. Ou seja, muitas multas por excesso de velocidade, parada em faixa de pedestre, avanço de semáforos e circulação em faixa exclusiva, deixaram de ser aplicadas no último ano.
Segundo o especialista em engenharia de transportes e Observador Certificado, José Luiz Britto Bastos, infrações por estacionamento irregular são uma das mais comuns, porém, a desídia de não providenciar registro ou registro de transferência do veículo, geralmente não ocorre tanto. “Estas talvez tenham ocorrido mais em 2022, em razão das concessões de dilatação de prazos para o cumprimento de tais procedimentos administrativos”, argumentou.
Para Britto, tais infrações apresentam uma diferença das ranqueadas nos meses iniciais deste ano. Em 2022, as três principais infrações cometidas são referentes a delitos administrativos, já em 2021, duas das multas mais aplicadas, são infrações que colocam em risco a vida do passageiro e do pedestre.
“Em 2021, tivemos uma situação atípica por conta da pandemia da Covid-19. A redução de veículos em circulação, ao contrário do que se podia pensar, não reduziu certos tipos de acidentes. Por exemplo, com as vias mais vazias, o excesso de velocidade aumentou, produzindo mais acidentes. De certa forma, as imprudências e negligências aumentaram, assim como a diminuição da fiscalização, favorecendo a impunidade”, destacou.
Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/14-06-2022/juiz-de-fora-ja-registrou-mais-de-24-mil-infracoes-de-transito-em-2022.html
Foto: Fernando Priamo
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.