Lançado Maio Amarelo no Paço Municipal, em Campinas
Representantes da Rádio CBN/Globo, do OBSERVATÓRIO, da EMDEC, Secretaria de Saúde e Câmara Municipal, participaram da abertura oficial da mobilização, na cidade.
Aproximadamente 100 pessoas acompanharam a abertura oficial do Movimento Maio Amarelo em Campinas, no paço municipal, região central, nesta terça, dia 3 de maio.
A mobilização na cidade foi coordenada pela Rádio CBN/Globo, OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas.
Participaram da mesa de lançamento, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho; o diretor de jornalismo da Rádio CBN, Marco Massiareli; o secretário de transportes, José Carlos Barreiro; os vereadores Vinicius Gratti e pastor Elias Azevedo, representando a Câmara de Vereadores; e o médico Edson Martins da Silveira, representando a Secretaria de Saúde.
Na abertura do evento, o OBSERVATÓRIO entregou uma certificação do Movimento Maio Amarelo ao secretário Barreiro e ao diretor da CBN, Marco Massiareli pelo apoio e envolvimento com a mobilização em Campinas.
Barreiro destacou a necessidade da sociedade estar mais atenta ao trânsito. “É isso que o Maio Amarelo propõe, atenção de todos a posturas básicas no trânsito, mas que fazem toda a diferença para evitar acidentes e mortes”.
O secretário ressaltou ainda que apesar das metas da Década de Ação para a Segurança no Trânsito – propostas pela ONU/OMS, lamentavelmente o Brasil não tem conseguido reduzir a violência nas vias; mas que Campinas, apesar de não ter motivos para comemoração, tem apresentado uma tendência de redução dessa violência.
O representante da Secretaria de Saúde, Edson Martins Silveira, lembrou que a área da saúde recebe as vítimas da violência no trânsito e precisa dar respostas a este público, tanto à vítima no momento do acidente quanto depois em seus tratamentos, consequência dos acidentes. “Precisamos estar engajados a reduzir esses números e conscientizar a sociedade para frear esse epidemia”.
O presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, parabenizou a EMDEC por ter se envolvido com o Maio Amarelo desde o seu surgimento. Lembrou a importância da redução da velocidade, que a cidade de Campinas vem imprimindo e até propôs que o município promova uma grande campanha de respeito a faixa de pedestre, citando exemplos como o da cidade de Caraguatatuba.
Marco Massiareli, da Rádio CBN, disse que a Rádio tem como carro-chefe o trânsito e, por isso, se engajou logo no primeiro convite com o Movimento Maio Amarelo, pois sempre trabalhou por um trânsito mais seguro para Campinas e região.
Já o vereador Vinicius Gratti abordou, na sua intervenção, a questão do peso dos acidentes tanto para as vítimas, quanto para quem causa essa violência e lembrou que atitudes simples como não usar o celular na direção podem evitar acidentes.
Estúdio Móvel – enquanto era realizada a abertura do Maio Amarelo no Salão Vermelho, o estúdio da CBN Campinas, instalado no Paço Municipal, realizava entrevistas com representantes do Movimento e da EMDEC para divulgar para toda a cidade e região informações sobre a mobilização.
Além dessa iniciativa, educadores da EMDEC abordavam o público que circulava no Paço, distribuindo materiais educativos.
Fechando a programação do período da manhã, o piloto de testes do Programa Auto Esporte, César Urnhani, também colunista da Rádio CBN, ministrou palestra sobre segurança, no Salão Vermelho. A matéria está publicada neste site.
[gallery link="none" size="large" ids="5717,5718,5719,5720,5721,5722,5723,5724,5725,5726,5727,5728"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.