Aproximadamente 100 pessoas acompanharam a abertura oficial do Movimento Maio Amarelo em Campinas, no paço municipal, região central, nesta terça, dia 3 de maio.
A mobilização na cidade foi coordenada pela Rádio CBN/Globo, OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas.
Participaram da mesa de lançamento, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho; o diretor de jornalismo da Rádio CBN, Marco Massiareli; o secretário de transportes, José Carlos Barreiro; os vereadores Vinicius Gratti e pastor Elias Azevedo, representando a Câmara de Vereadores; e o médico Edson Martins da Silveira, representando a Secretaria de Saúde.
Na abertura do evento, o OBSERVATÓRIO entregou uma certificação do Movimento Maio Amarelo ao secretário Barreiro e ao diretor da CBN, Marco Massiareli pelo apoio e envolvimento com a mobilização em Campinas.
Barreiro destacou a necessidade da sociedade estar mais atenta ao trânsito. “É isso que o Maio Amarelo propõe, atenção de todos a posturas básicas no trânsito, mas que fazem toda a diferença para evitar acidentes e mortes”.
O secretário ressaltou ainda que apesar das metas da Década de Ação para a Segurança no Trânsito – propostas pela ONU/OMS, lamentavelmente o Brasil não tem conseguido reduzir a violência nas vias; mas que Campinas, apesar de não ter motivos para comemoração, tem apresentado uma tendência de redução dessa violência.
O representante da Secretaria de Saúde, Edson Martins Silveira, lembrou que a área da saúde recebe as vítimas da violência no trânsito e precisa dar respostas a este público, tanto à vítima no momento do acidente quanto depois em seus tratamentos, consequência dos acidentes. “Precisamos estar engajados a reduzir esses números e conscientizar a sociedade para frear esse epidemia”.
O presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, parabenizou a EMDEC por ter se envolvido com o Maio Amarelo desde o seu surgimento. Lembrou a importância da redução da velocidade, que a cidade de Campinas vem imprimindo e até propôs que o município promova uma grande campanha de respeito a faixa de pedestre, citando exemplos como o da cidade de Caraguatatuba.
Marco Massiareli, da Rádio CBN, disse que a Rádio tem como carro-chefe o trânsito e, por isso, se engajou logo no primeiro convite com o Movimento Maio Amarelo, pois sempre trabalhou por um trânsito mais seguro para Campinas e região.
Já o vereador Vinicius Gratti abordou, na sua intervenção, a questão do peso dos acidentes tanto para as vítimas, quanto para quem causa essa violência e lembrou que atitudes simples como não usar o celular na direção podem evitar acidentes.
Estúdio Móvel – enquanto era realizada a abertura do Maio Amarelo no Salão Vermelho, o estúdio da CBN Campinas, instalado no Paço Municipal, realizava entrevistas com representantes do Movimento e da EMDEC para divulgar para toda a cidade e região informações sobre a mobilização.
Além dessa iniciativa, educadores da EMDEC abordavam o público que circulava no Paço, distribuindo materiais educativos.
Fechando a programação do período da manhã, o piloto de testes do Programa Auto Esporte, César Urnhani, também colunista da Rádio CBN, ministrou palestra sobre segurança, no Salão Vermelho. A matéria está publicada neste site.
[gallery link="none" size="large" ids="5717,5718,5719,5720,5721,5722,5723,5724,5725,5726,5727,5728"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.