Matérias

Maio Amarelo é homenageado no Congresso da AND

Escrito por Portal ONSV

07 DEZ 2015 - 17H01

"DSCN6720"

O Congresso da AND (Associação Nacional dos Detrans) reuniu mais de mil pessoas durante os dois dias de discussões na cidade de Foz do Iguaçu-PR, na primeira semana de dezembro. O presidente da Associação, Marcos Traad, fez uma homenagem ao Movimento Maio Amarelo no discurso de abertura do evento, lembrando a todos os representantes de autoescolas e funcionários dos Detrans presentes da importância de trabalhar a conscientização em todas as áreas da sociedade para um trânsito mais seguro diariamente.

"DSCN6717"

Além dos debates e palestras, foram realizados minicursos em diversas áreas desde melhorias no gerenciamento das autoescolas até como os despachantes podem ter mais segurança nos processos veiculares. Uma feira com expositores de vários segmentos também foi montada na mesma área do Congresso, para levar as mais novas tecnologias para trabalhadores dos Detrans, autoescolas e despachantes.

"DSCN6705"

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) também esteve presente na feira, onde pôde divulgar os trabalhos gratuitos que realiza, na área de conscientização e educação, principalmente para os Detrans e CFCs (Centro de Formação de Condutores). O portal de estatísticas e o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação) foram as ferramentas que mais chamaram a atenção dos participantes do Congresso.

"DSCN6877"

Além do vice-presidente do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, e da responsável pela área de Comunicação, Daniela Gurgel, também participaram do Congresso pelo OBSERVATÓRIO, o diretor-presidente José Aurélio Ramalho, a responsável pela área de Educação, Roberta Mantovani, o os Observadores Certificados Ordeli Savedra Gomes (RS), Roberta Torres (MG) e Márcia Pontes (SC).

As palestras tiveram focos variados dentro do tema do Congresso: “O jovem e a transformação do trânsito”. Psicólogos, pedagogos, educadores, sociólogos, estudiosos sobre comportamento, enfim, uma gama de profissionais de diversas áreas do trânsito esteve presente nos dois dias de discussão, com várias análises sobre o trânsito.

"DSCN6751"

O diretor de relações institucionais da Seguradora Líder DPVAT, Carlos Guerra mostrou a importância do Seguro dentro dos 40 anos de trabalho social do DPVAT. O aumento no número de indenizações pagas ao longo das últimas décadas, a mudança no cenário do trânsito, o perfil da vítima, entre outros dados foram apresentados ao público. O diretor da Seguradora Líder DPVAT, uma das apoiadoras do Movimento Maio Amarelo, prestigiou o Movimento usando o pin do Maio Amarelo durante sua palestra.

"DSCN6804"

O Tenente-Coronel da Reserva da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e Observador Certificado, Ordeli Savedra falou dos desafios do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) ao completar 18 anos de implantação. As principais mudanças e as alterações positivas foram ressaltadas pelo Observador.

"DSCN6812"

A mesa que debateu “O papel da sociedade na defesa da vida no trânsito” contou com a presença de duas Observadoras Certificadas e educadoras: Márcia Pontes e Roberta Torres. Todos os debatedores dessa mesa foram unânimes e conclamaram a sociedade para, juntos, mudarmos o atual quadro de violência no trânsito.

"DSCN6821"

Márcia mostrou o trabalho que é realizado em Blumenau-SC e demonstrou a importância da união entre: sociedade civil, poder público e iniciativa privada para dar condições seguras para todos que transitam.

"DSCN6864"

"DSCN6876"Já Roberta Torres trouxe o exemplo do Movimento Maio como um “case” de sucesso onde a sociedade é o protagonista da mudança. Ela citou uma frase do deputado federal Hugo Leal (PROS) para afirmar que, somente juntos, vamos ver os números do trânsito sair dos atuais 21,02 mortos por 100 mil/habitantes para quem sabe, alcançar os atuais 3 mortes por 100 mil/habitantes que a Suécia exibe. Para ela, o deputado está corretíssimo ao afirmar que: “ações específicas e pontuais com base nas características e particularidades regionais” irão nos trazer a segurança viária que tanto almejamos

"DSCN6893"

A última mesa de debates do Congresso, contou com a presença da pedagoga Roberta Mantovani e do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho. Juntamente com mais dois psicólogos explanaram sobre “Jovem: medo, ansiedade e a violência no transito”. Roberta contou a experiência de passar por um acidente e mostrou que essa violência é previsível e evitável e que somente o tripé: fiscalização, educação e engenharia juntos irão mudar o atual momento da segurança viária no Brasil.

"DSCN6928"

Ramalho trouxe todo o trabalho e expertise do OBSERVATÓRIO na luta por um trânsito mais seguro. Mostrou as diferentes áreas de atuação da entidade para que, cada um, possa adquirir a percepção do risco que o trânsito traz e mudar o comportamento. A Agenda Positiva e os vídeos educativos do Programa Observar foram apresentados e disponibilizados para todos os Detrans para que possam usar essas ferramentas de Comunicação para ajudar a sociedade a enxergar o trânsito como algo que precisa de muita atenção e cuidado. O ponto alto da apresentação do presidente do OBSERVATÓRIO foi a performance do ator Stenio Bueno Fornari, de 18 anos de Foz do Iguaçu que emocionou o público.

"DSCN6937"“Gostei muito de realizar esse trabalho, agradeço essa oportunidade. Essa ong é a luz para um trânsito melhor”, disse o ator depois da apresentação para quase 400 pessoas.

"DSCN6952"

O OBSERVATÓRIO sorteou dois kits do Movimento Maio Amarelo para quem prestigiou o evento.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.